Gaudium news > Bento XVI recebe presidente do Cazaquistão em audiência privada

Bento XVI recebe presidente do Cazaquistão em audiência privada

Cidade do Vaticano (Sexta, 06-11-2009, Gaudium Press) O mês de novembro será para o Papa Bento XVI um período intenso de audiências particulares com chefes de Estado. Na manhã desta sexta-feira, o Papa recebeu no Palácio Vaticano o presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev. Há ainda encontros previstos com o presidente da Croácia, no dia 12, com o premiê da Hungria (13) e com os presidentes da Sérvia e da República Tcheca, dia 14.

A conversa entre o pontífice e o mandatário cazaque foi breve, de cerca de 20 minutos, segundo interlocutores vaticanos. Dois intérpretes participaram do encontro, que transcorreu em italiano e russo. O presidente Nazarbayev ressaltou sua felicidade em estar na presença do Santo Padre e agradeceu Bento XVI por seu empenho em defesa da liberdade religiosa.

O chefe cazaque está em Roma para um vista oficial de Estado e solicitou uma audiência particular com o Papa. Presidente Nazarbayev, que se declara ateu e tem origem muçulmana, aproveitou a ocasião para fazer uma doação para a reconstrução de uma das igrejas demolidas pelo terremoto de abril na região italiana de Abruzzo. Como de costume, Bento XVI presenteou o presidente do Cazaquistão com uma medalha de ouro de seu pontificado.

Nazarbayev, por sua vez, entregou ao Papa uma reprodução em metal do Palácio da Paz e do Consenso, do Tribunal Internacional de Haia, dizendo que ele “aponta para o alto”. “É um lugar de concórdia”, afirmou Bento XVI, assegurando ao presidente cazaque a benção apostólica.

O Cazaquistão é um dos maiores países da Ásia Central. Ex-república da União Soviética, o país vem passando por uma fase de expansão e modernização desde que adquiriu a sua independência há 18 anos.

Sua Constituição foi aprovada em 1995. No último mês de julho, o presidente Nazarbayev assinou a abolição da pena de morte no país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas