Gaudium news > Assis inicia celebração nacional a São Francisco, Padroeiro da Itália

Assis inicia celebração nacional a São Francisco, Padroeiro da Itália

Itália – Assis (Quarta-feira, 25-09-2019, Gaudium Press) Com a novena e peregrinação noturna à Assis, começou na cidade italiana a celebração nacional ao padroeiro do país europeu: São Francisco de Assis.

Assis inicia celebração nacional a São Francisco, Padroeiro da Itália.jpg

A novena em preparação à solenidade do Santo, que ocorre no dias 3 e 4 de outubro, foi iniciada na última terça-feira, 24 de setembro e se estenderá até o dia 2 seguindo o tema “Eu estou entre vocês como alguém que serve”, retirado do Evangelho de São Lucas. Se desenvolve a cada dia às 17h45 na Basílica Papal de São Francisco de Assis com peregrinações de diferentes realidades da cidade e da Diocese de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tandino.

Para o sábado, 28 de setembro, está previsto o evento “8500 passos com São Francisco”, peregrinação noturna de jovens que se desenvolverá na Basílica da Porciúncula, o Santuário de São Damião e a Basílica de São Francisco. A jornada começará a partir das 19h30.

Na tarde do dia 30 de setembro, às 19h, começará na Basílica de Santa Maria dos Anjos em Porciúncula, o tríduo em preparação à solenidade de São Francisco de Assis. Os três dias levarão por tema “A pobreza é o verdadeiro nome da liberdade”, e serão presididos por Dom Gualtiero Sigismondi, Bispo de Foligno.

Já o dia 3 de outubro estará marcado pelo começo das principais celebrações ao padroeiro da Itália com a comemoração do trânsito de São Francisco, que se desenvolverá na Basílica de Santa Maria dos Anjos com vários eventos; iniciando com Missas pela manhã e a apresentação do reconhecimento da “Rosa de Prata” que se entrega às mulheres de nosso tempo que são testemunho de Fé, esperança e caridade.

Assis inicia celebração nacional a São Francisco, Padroeiro da Itália 1.jpg

Às 10h30 está prevista a tradicional Procissão das Flores, que se inicia a partir do Palazzetto mediceo até a Basílica de Santa Maria dos Anjos, e às 11h a Solene Celebração Eucarística do Trânsito de São Francisco, que será presidida pelo Padre Claudio Durighetto, Ministro Provincial dos Frades Menores da Umbria.

A tarde estará marcada pela recepção das autoridades. Na ocasião a prefeita de Assis, Sefania Proietti, receberá as autoridades e delegações da Toscana, que este ano, em nome de toda Itália, entregarão a oferenda do azeite para a lâmpada votiva que ilumina o túmulo de São Francisco de Assis.

O evento ocorrerá na Piazza Garibaldi, de onde partirá uma procissão até a Basílica, lugar que acolherá a partir das 17h30 a solene comemoração do Trânsito, que estará marcada por vários momentos: a celebração das primeiras vésperas, presidida por Dom Giovanni Paolo Benotto, Arcebispo Metropolitano de Pisa; a vigília de oração com os jovens da Toscana às 21h, presidida por Dom Paolo Giulietto, Arcebispo de Lucca, e procissão de velas às 21h30.

No dia 4 de outubro ocorrerão as homenagens a São Francisco de Assis como Padroeiro da Itália com vários atos na Basílica de Santa Maria dos Anjos e na Basílica de São Francisco de Assis.

Assis inicia celebração nacional a São Francisco, Padroeiro da Itália 2.jpg

Na primeira se celebrará várias Missas, a partir das 07h até às 18h. Às 19h serão recitadas as segundas vésperas da solenidade, presididas na Capela Papal pelo Ministro Provincial dos Frades Menores da Umbria.

Na Basílica de São Francisco também haverá várias Missas, presididas por diversos Bispos da Itália, entre elas a que presidirá às 06h no túmulo do Padroeiro da Itália, o Cardeal Agostino Vallini, Legado Pontifício para as Basílicas de Assis.

Momento importante será às 10h com a solene concelebração Eucarística na Capela Papal, presidida pelo Cardeal Giuseppe Betori, Arcebispo Metropolitano de Florença, em companhia do Cardeal Vallini, e os Bispos da Toscana e Assis, além dos ministros gerais e provinciais da Ordem Franciscana. Na ocasião, o prefeito de Florença, Dario Nardella, acenderá a lâmpada votiva da Comunidade da Itália, com a oferenda do azeite da Região da Toscana.

Já às 16h, também na Basílica de São Francisco, serão rezadas as vésperas pontificais, presididas por Dom Augusto Paolo Lojudice, Arcebispo de Siena-Colle di Val D’Elsa-Montalcino. Ao término, será iniciada a procissão à Basílica Superior e a Bênção à Itália com a “Chartula” de São Francisco; relíquia que contém a bênção escrita pelo Santo no ano 1224, dois anos antes de sua morte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas