Gaudium news > Encontro com os Artistas, de Bento XVI, contará com 263 pessoas

Encontro com os Artistas, de Bento XVI, contará com 263 pessoas

Cidade do Vaticano (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) 263 artistas de diversas partes do mundo responderam positivamente ao convite para um encontro multicultural com Bento XVI, chamado Encontro com os Artistas. Entre os representantes do mundo artístico que estarão no Vaticano no próximo dia 21 de novembro encontram-se, por exemplo, o pintor mexicano Gustavo Aceves, o videoartista norte-americano Bill Viola, a escritora italiana Susanna Tamaro, o cantor italiano Andrea Bocelli e o dramaturgo norte-americano Bob Wilson.

O encontro acontece por ocasião dos dez anos da “Carta aos Artistas” de João Paulo II, de 4 de abril de 1999, e após 45 anos de encontro histórico de Paulo VI com artistas realizado na Capela Sistina, em 7 de maio de 1964. O evento tem por objetivo aprofundar o diálogo entre o Santo Padre, a Igreja e a Arte Moderna não somente no campo religioso e litúrgico, mas em âmbito global.

O encontro do Papa com os artistas foi apresentado hoje em uma conferência para a imprensa, na Sala de Imprensa vaticana, por mons. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, pelo prof. Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, e mons. Pasquale Iacobone, encarregado pelo Departamento Arte e Fé do Pontifício Conselho para a Cultura.

Dos 500 convites enviados aos artistas de todo o mundo, o Pontifício Conselho para a Cultura recebeu 263 confirmações. Um fato notável é que ninguém respondeu de forma negativa. O evento provoca também especulações. Da Irlanda, recebeu-se a resposta positiva de Bono, líder do U2, mas a data do encontro coincide com um de seus shows. Todos os convites foram recebidos com grande interesse, ressaltou mons. Ravasi.

Foram convidados artistas de diversas partes do mundo atuantes em cinco categorias assim agrupadas: “Pintura e Escultura”, “Arquitetura, Literatura e Poesia”, “Música e Canto”; “Cinema, Teatro e Dança” e “Fotografia”.

O encontro terá início na tarde do dia 20 de novembro com uma visita guiada, à qual o Santo Padre não estará presente, em grupos de diferentes línguas, aos Palácios Apostólicos e à Coleção de Arte Moderna e Contemporânea.

No sábado, 21 de novembro, os artistas entrarão oficialmente pelo Portão de Bronze e irão à Capela Sistina, onde acontecerá o momento mais importante do evento, o encontro com o Pontífice. Bento XVI entrará ao som de uma música de Palestrina e pronunciará então o seu discurso aos artistas.

Logo após, no Braço Novo dos Museus Vaticanos, haverá uma recepção oferecida pelo Santo Padre, quando todos os participantes receberão uma medalha cunhada especialmente para a ocasião.

Os organizadores desejam que este encontro seja o primeiro de outros entre a Igreja Católica e os artistas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas