Gaudium news > Cerimônia de canonização do Cardeal Newman terá a presença do Príncipe Charles

Cerimônia de canonização do Cardeal Newman terá a presença do Príncipe Charles

Itália – Roma (Terça-feira, 17-09-2019, Gaudium Press) O Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, confirmou sua presença em Roma para participar da Santa Missa de canonização do Cardeal John Henry Newman, o primeiro santo inglês não mártir desde a Reforma.

Príncipe Charles Foto Ministry of the Presidency. Government of Spain.jpg

Após a cerimônia, que será realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de outubro, o Príncipe de Gales participará de uma recepção na Pontifícia Universidade Urbaniana, onde o Cardeal Newman estudou para se tornar sacerdote católico.

O Arcebispo de Westminster (Inglaterra), Cardeal Vincent Nichols, manifestou sua alegria pelo fato. “Estamos muito satisfeitos que Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, encabece a delegação do Reino Unido para a canonização do Cardeal Newman”, comentou o purpurado.

“A exploração da Fé do Cardeal Newman, a profundidade da coragem pessoal, a clareza intelectual e a sensibilidade cultural fazem dele um seguidor de Cristo profundamente admirado. Seu ministério, especialmente entre os pobres, é um sinal permanente da compaixão pastoral da Igreja e um desafio para todos nós hoje”, acrescentou o Cardeal Nichols.

Cardeal John Henry Newman

John Henry Newman nasceu em Londres no dia 21 de fevereiro de 1801. Seu pai era banqueiro e sua mãe pertencia a uma família de fabricantes de papel.

Cerimônia de canonização do Cardeal Newman terá a presença do Príncipe Charles 2.jpg

Em 1816, o banco do seu pai entrou em falência por conta das guerras napoleônicas e Newman ficou gravemente doente, o que foi algo providencial. Tempos depois, se tornou protestante, chegando a dizer que o Papa era o anticristo.

Em 1824, foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana, onde serviu durante alguns anos como pároco de St. Clement, em Oxford.

No final de 1827, sofreu uma espécie de colapso nervoso, provocado pelo excesso de trabalho e pelos problemas econômicos da família, ao que se somou a morte súbita da sua irmã mais nova. Pouco depois, nas férias de 1828, começou a ler as obras dos Padres da Igreja.

Entrou para o Movimento de Oxford, que tentava demostrar que a Igreja Anglicana descendia dos apóstolos. Isso o levou a refletir sobre a Igreja Católica e assumir uma posição cada vez mais próxima da comunhão com Roma.

Em 1842, retirou-se à cidade de Littlemore, onde viveu como um monge austero junto com um pequeno grupo de seguidores.

Em 1843, retratou-se formalmente das suas declarações contra a Igreja Católica e em setembro do mesmo ano, pregou o seu último sermão como anglicano. Dois anos depois, em 1845, converteu-se ao catolicismo, sendo ordenado sacerdote da Igreja Católica em Roma no dia 1º de junho de 1847.

Fundou o Oratório de São Felipe Neri e foi criado Cardeal em 15 de maio de 1879, embora não fosse Bispo. Faleceu no dia 11 de agosto de 1880, sendo beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010.

Atualmente, como forma de homenagem ao Beato, muitas organizações católicas em universidades não católicas são chamadas de ‘Newman Societies’ ou ‘Newman Centers’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas