Gaudium news > Cáritas Brasileira promove seminário sobre economia solidária em Maringá (PR)

Cáritas Brasileira promove seminário sobre economia solidária em Maringá (PR)

Maringá (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) A Cáritas Brasileira, organismo da Igreja Católica que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário, promoverá nos dias 7 e 8 de novembro na cidade paranaense de Maringá, através do Regional Sul II da CNBB, o Seminário “Economia e Vida”.

A proposta do encontro, conforme destaca o secretário executivo da Cáritas do Regional Sul II da CNBB, Mário dos Santos, é refletir sobre a vivência econômica solidária a partir dos fundos solidários e articular a Campanha da Fraternidade 2010, que será ecumênica e terá como tema “Economia e Vida” e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

O seminário, ainda de acordo com o secretário, é destinado a todos os agentes da Cáritas, articuladores das campanhas da fraternidade, membros das pastorais sociais e movimentos, igrejas, pastores e colaboradores. “É importante salientar que todos os cristãos que pensam o evangelho a partir da solidariedade, independentemente de serem integrantes de pastorais, entidades ou movimentos, são também convidados a participar do encontro”, diz.

A programação do seminário inicia às 8h30 do sábado (7), e contará com diversas atividades durante todo o dia. Com destaque especial para a exposição do tema “Economia e vida – Por que outra economia?”, às 9h30, pelas professoras Kézia de Lucas Bondezan e Paula Carneiro, mestras em economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA).

Já na parte da tarde, às 18h, haverá uma mesa redonda que debaterá o tema central do evento, com participação dos membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Forúm Estadual de Economia Solidária e da Cáritas Nacional, economistas, e a presença do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, e pastores.

No domingo (8), às 8h, será realizada uma celebração ecumênica, seguida da apresentação do vídeo da CF 2010 “Economia e Vida”. Às 10h40, os participantes serão agrupados por regiões para apontar quais as estratégias de ações para a Campanha da Fraternidade do ano que vem. O encerramento do seminário se dará com um almoço de confraternização às 12h30.

O evento acontecerá na Paróquia Santo Antônio, na Rua Vereador Joaquim de Castro, na Vila Santo Antônio, em Maringá. Informações pelo telefone (44) 3263-4887.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas