Gaudium news > Cardeal Bertone desmente beatificação de João Paulo II em abril de 2010

Cardeal Bertone desmente beatificação de João Paulo II em abril de 2010

Cidade do Vaticano (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, desmentiu as notícias que circularam nos últimos dias na imprensa sobre a possível beatificação do Papa João Paulo II em abril de 2010, informou a Rádio Vaticana.

Cardeal Bertone afirmou que as notícias publicadas recentemente não têm base em nenhuma “decisão concreta” e acrescentou, ainda, que o “itinerário da causa deve seguir algumas etapas” e que será necessário esperar.

As palavras do secretário de Estado confirmam as opiniões expressadas dias atrás por membros da Congregação para as Causas dos Santos, quando afirmaram que o processo de beatificação do Papa João Paulo II dificilmente sairá a tempo do quinto aniversário de sua morte.

Ontem, durante a Audiência Geral, o Papa Bento XVI homenageou seu antecessor. A um grupo de peregrinos poloneses, o Santo Padre fez votos de que o exemplo de João Paulo II confirme a todos na fé e os inspirem no caminho da santidade.

O jornal italiano La Repubblica, citando fontes do Vaticano, afirmou em sua edição do dia 3 de novembro que a beatificação de João Paulo II, falecido em abril de 2005, seria oficializada entre abril e maio do próximo ano.

Já o jornal polonês Dziennik disse que João Paulo II poderia ser beatificado em 2 de abril de 2010, cinco anos exatos depois de sua morte. No início desse mês, o arcebispo de Cracóvia, dom Stanislaw Dziwisz, havia dito que o processo de beatificação estava a ponto de terminar e que o Papa Bento XVI desejava fechar o processo o quanto antes porque é “o que o mundo está pedindo”.

O processo de beatificação de João Paulo II se iniciou em 28 de junho de 2005, dois meses depois do falecimento do pontífice. Graças à dispensa concedida pelo Papa Bento XVI, a causa foi iniciada sem a necessidade de esperar os cinco anos de rigor que devem transcorrer entre o falecimento de uma pessoa e o começo de sua causa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas