Gaudium news > Papa celebra missa por cardeais e bispos falecidos

Papa celebra missa por cardeais e bispos falecidos

Cidade do Vaticano (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) Bento XVI presidiu na manhã desta quinta-feira, no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, uma missa em memória a todos os cardeais e bispos da Igreja que faleceram em 2009. A cerimônia pelos membros do clero é tradicional na semana após a solenidade de Todos os Santos e o Dia de Finados.

A missa foi em memória dos cardeais Avery Dulles, Pio Laghi, Stéphanos II Ghattas, Stephen Kim Sou-Hwan, Paul Joseph Pham ?ình Tung, Umberto Betti, Jean Margéot e de inúmeros bispos e arcebispos que faleceram no ano que passou. Em seu discurso, o Santo Padre ressaltou o testemunho de vida cristã e sacerdotal dado por cada um deles.

“Nós os lembramos com carinho e agradecemos a Deus pelo bem que fizeram. Nestes venerados nossos irmãos, reconhecemos os servos citados na parábola evangélica: servos fiéis cujo patrão, ao retornar das núpcias, encontrou despertos e prontos; pastores que serviram a Igreja assegurando ao rebanho de Cristo os cuidados necessários; testemunhas do Evangelho, com diferentes dons e tarefas, que demonstraram prudência e dedicação à causa do Reino de Deus”.

Bento XVI recordou aos fiéis que “no nosso caminho não faltam dificuldades e problemas, que há situações de sofrimento e de dor, momentos difíceis de compreender e aceitar. Tudo isso, no entanto, adquire valor e significado se é considerado na perspectiva da eternidade”. Todo cristão deve ser testemunha da vida eterna, disse o pontífce.

“A vida é uma espera contínua e atenta, uma peregrinação rumo à vida eterna, o cumprimento final que dá sentido e plenitude ao nosso caminho terreno. Misteriosamente associados à paixão de Cristo, podemos fazer da nossa existência uma oferta apreciada pelo Senhor, um sacrifício voluntário de amor”.

“Afinal, nós estamos neste mundo de passagem”, disse Bento XVI, concluindo sua homilia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas