Gaudium news > Educação Católica e Evangelização são inseparáveis, afirma Arcebispo de Los Angeles

Educação Católica e Evangelização são inseparáveis, afirma Arcebispo de Los Angeles

Estados Unidos – Los Angeles (Quinta-feira, 12-09-2019, Gaudium Press) O Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez, publicou um artigo no ‘Angelus News’, escrito por ocasião do início de um novo ciclo escolar nos Estados Unidos. No texto, se ressalta que não é possível separar o trabalho educativo feito pela Igreja, da evangelização para a qual todos os cristãos estão chamados.

Educação Católica e Evangelização são inseparáveis, afirma Arcebispo de Los Angeles.jpg

“Rezo para que neste novo momento, todos nós, em nossas escolas e paróquias, mas também em nossos lares e famílias, descubramos uma nova necessidade para a tarefa de educar e formar aos nossos jovens como cristãos”, afirmou.

Dom Gomez recordou que Nosso Senhor Jesus Cristo deu à sua Igreja a missão de “proclamar as boas novas acerca de Deus, fazer discípulos e ensinar-lhes tudo o que Ele mandava”, e que por isso, não é possível separar o trabalho educativo da Igreja da evangelização.

Segundo o Arcebispo, esta tarefa é a razão dos programas e das escolas de educação religiosa, assim como também é o primeiro dever dos pais e das famílias. “Nossos jovens desejam ver os seus pais e entes queridos vivendo sua Fé; querem que seus pais lhes falem sobre Deus, sobre as alegrias e os desafios de seguir a Jesus”, explicou.

No total, quase 80 mil jovens retornam às escolas primárias e secundárias católicas, enquanto que outros 102 mil se inscreverão ainda este ano em programas de educação religiosa nas Paróquias da Arquidiocese. “Cada um destes números representa um filho de Deus, uma alma que Nosso Senhor confia ao nosso cuidado”, advertiu o prelado.

Além disso, frisou que uma de suas prioridades pastorais “é educar e formar os católicos para um conhecimento mais aprofundado e uma vida mais intensa e orante de sua Fé Católica. A surpreendente verdade sobre nossa religião é que Deus quer que o conheçamos, e mais do que isso, Deus quer caminhar conosco em amizade e amor”.

Neste sentido, afirmou que a educação católica não é apenas informar, mas transformar. “Não se trata de capacitar futuros trabalhadores para o mercado de trabalho. Trata-se de formar personalidades e comunicar sabedoria, fazer com que os jovens conheçam ao Deus que os criou e seus propósitos”, comentou.

Concluindo sua mensagem, o Arcebispo de Los Angeles assinalou que a essência da educação católica é “conhecer, amar a Jesus e aprender a viver em sua verdade, que é a verdade sobre a criação e a verdade sobre nossas vidas” e que Jesus está “chamando os jovens a abrirem seus corações à sua oferta de amizade, a caminhar com ele e a tomar seu lugar em seu grande plano para a redenção do mundo”, e que deu aos católicos a responsabilidade de ensinar e formar aos jovens. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas