Gaudium news > Cardeal preside missa pela morte de bispo emérito da República Dominicana

Cardeal preside missa pela morte de bispo emérito da República Dominicana

Santo Domingo (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) Autoridades do governo da República Dominicana, políticos e diplomatas estiveram presentes nesta quarta para celebrar uma missa de corpo presente na Catedral Primada da América, do bispo emérito de Santiago, dom Roque Adames Rodríguez, morto no dia 31 de outubro aos 81 anos. Ele faleceu alguns dias depois de ter sido internado em um hospital com pneumonia.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Santo Domingo e primaz da América, dom Nicolás de Jesús López Rodríguez, que destacou o trabalho pastoral desenvolvido por dom Roque Adames e o definou como um “homem de inteligência brilhante”.

Dom López disse também que a grande paixão do bispo era a educação, a qual pôs em prática na Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) e na Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (PUCMM), onde lecionou por vários anos.

Estiveram presentes na missa o vice-presidente da república, Rafael Alburquerque, a primeira dama do país, Margarita Cedeño, o núncio apostólico no país, Jósef Wesolowski, o embaixador dominicano junto ao Vaticano, Víctor Grimaldi, assim com o ex-presidente dominicano Hipólito Mejía e o presidente do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), Miguel Vargas Maldonado, entre outras personalidades públicas.

Os atos religiosos tiveram início no último domingo em Santiago, norte da República Dominicana, com uma homilia presidida pelo arcebispo de Santiago, dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio.

Os restos mortais de dom Roque Adames foram transferidos para Santo Domingo na última terça e, no próximo sábado, o corpo do prelado segue novamente a Santiago para, no domingo, receber um enterro cristão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas