Gaudium news > Cidade de Erexim, no Rio Grande do Sul, sedia a 3ª Feira de Economia Popular Solidária

Cidade de Erexim, no Rio Grande do Sul, sedia a 3ª Feira de Economia Popular Solidária

Erexim (Quinta, 05-11-2009, Gaudium Press) A Cáritas Diocesana de Erexim, no Rio Grande do Sul, o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), estão promovendo a 3ª Feira de Economia Popular Solidária – Mostra da Biodiversidade e o 1º Jantar Ecológico. Essas entidades têm como uma de suas metas desenvolverem ações de geração de trabalho e renda com grupos da região do Alto Uruguai.

A feira acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erexim (RS). O evento contará com exposição, troca e comercialização de alimentos ecológicos, produtos da agricultura familiar, artesanato e várias outras atrações.

Segundo o coordenador da Cáritas de Erexim, Laércio Sponchiado, o evento quer apontar para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção aos ecossistemas. “Esperamos que o evento contribua na conscientização e na prática de uma forma diferente de se relacionar com o meio ambiente, com as pessoas consumidoras e com a economia propriamente dita”, ressalta.

A abertura oficial da feira acontecerá no sábado (7), ás 9h, seguida da realização de oficinas sobre diversas temáticas. Ás 14h haverá um painel sobre o tema “Consumo Responsável”, apresentado por Valdemar Arl da Rede Ecovida de Agroecologia e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. Às 18h20 haverá uma celebração ecumênica, e a partir das 20h30 será realizado um jantar ecológico.

No domingo (8), a feira reabre para visitação às 8h30. Pela tarde, a partir das 14h será realizado um momento de lazer e entretenimento, com brinquedos para as crianças e apresentações artísticas. O encerramento do evento se dará às 18h.

Para Sponchiado, a Economia Popular Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, onde o resultado do trabalho é dividido entre aqueles que participam dele. “Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente, buscamos cooperar e fortalecer o grupo pensando no bem de todos e no próprio bem”, finaliza.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas