Gaudium news > Primeiro Bispo é ordenado na China após acordo "Santa Sé-Pequim"

Primeiro Bispo é ordenado na China após acordo "Santa Sé-Pequim"

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-08-2019, Gaudium Press) Na China foi consagrado um novo Bispo: Dom Antônio Yao Shun que foi designado para a Diocese de Jining/Wulanchabu, na Mongólia interior.

China-ordenado primeiro bispo depois do acordo Santa Sé - Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

A notícia foi veiculada hoje, 28/08, pelo porta-voz do Vaticano que informou também que o novo bispo foi consagrado na segunda-feira, 26/08, tendo sido consagrante o bispo Dom Paulo Meng Qinglu, da Diocese de Hohhot.

Dom Antônio Yao Shun vai servir uma comunidade com cerca de 70 mil católicos.

Acordo Provisório Santa Sé-Pequim

A consagração episcopal de Dom Antonio Yao “é a primeira desde que foi assinando o Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China, em Pequim em 22 de setembro de 2018”, explicou o porta-voz vaticano.

Tal acordo refere-se a nomeações de bispos com a aprovação do Papa Francisco, com mandato Pontifício, explica Bruni.

Segundo o site do Vaticano, neste momento, “todos os bispos católicos na China estão em plena comunhão com o Papa”.

Cerimônia de Consagração

O Vatican News informou que “centenas de sacerdotes e religiosos provenientes das regiões vizinhas” estiveram presentes na cerimónia de ordenação episcopal do novo bispo.
Durante a cerimônia “foi mencionado o mandato do Papa Francisco” afirmou o bispo Paulo Meng Qinglu.

Repercussão

A notícia da Ordenação repercutiu no jornal chinês Global Times em um artigo com muitos comentários positivos.

O jornal publicou também o que disse Dom Paulo Meng Qinglu a propósito da cerimônia que foi realizada em um clima “solene, harmonioso e ordenado”.

Dom Antônio Yao Shun

Dom Antônio Yao Shun terá como lema episcopal a frase “Misericordes sicut Pater” (Misericordioso como o Pai) que também o lema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu da Misericórdia.

Dom Yao Shun, que tem 54 anos, formou-se no Seminário de Pequim. Ele especializou-se em Liturgia nos Estados Unidos e nas Filipinas.
Estudou ainda na St. John’s University de Nova York e no Instituto de Liturgia Paulo VI em Malaybalay.

Depois de retornar à China, foi professor de Liturgia no Seminário Nacional de Pequim, onde foi também diretor espiritual.
Participou do Comitê Litúrgico Nacional, e em 2010 voltou à diocese de Jining como coadjuvante de seu predecessor João Liu Shigong, falecido aos 90 anos em 2017.

Seu nome como bispo da diocese de Jining foi indicado por unanimidade pelos representantes da diocese em um encontro realizado em abril com a presença do bispo Dom Meng Qinglu.

Nesse encontro, a maioria dos representantes era formada por sacerdotes e alguns representantes leigos, religiosos e religiosas. Depois de uma cuidadosa avaliação, Yao Shun recebeu o mandato apostólico e a nomeação do Papa. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas