Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo realiza Semana da Solidariedade

Diocese de Novo Hamburgo realiza Semana da Solidariedade

Novo Hamburgo (Quarta, 04-11-2009, Gaudium Press) Como desdobramento da campanha realizada pela Cáritas Brasileira, que dedica o mês de novembro ao diálogo sobre a solidariedade, a Cáritas da Diocese de Novo Hamburgo realizará, entre os dias 5 e 12 de novembro, a sua Semana da Solidariedade. Durante esse período, a coleta das celebrações realizadas nos dias 7 e 8 de novembro será destinada para o Fundo Diocesano de Solidariedade.

De acordo com o coordenador da Cáritas Diocesana de Novo Hamburgo, Cláudio Roberto, equipes paroquiais de cáritas estão sendo motivadas e cartazes e informativos vêm sendo distribuídos nas igrejas para que sejam entregues nas comunidades. “Estamos motivando para que a semana da solidariedade seja assumida por todas as paróquias da diocese como forma de ação concreta da solidariedade evangélica, da promoção humana”, afirma.

Sob o lema “Melhor que o pão é a sua partilha”, a Semana da Solidariedade também homenageia a fundação da Cáritas Brasileira, no dia 12 de novembro de 1956, por Dom Hélder Câmara. “(O lema) Não é só uma frase de efeito. É a explicação de um milagre. A partilha faz acontecer a multiplicação do pão. Lendo com atenção o Evangelho, percebemos, de fato, que ele não fala em multiplicação, fala em partilha do pão. Da partilha nasceu a multiplicação”, enfatiza dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas.

Além de ter sido um dos mentores da fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 1952, e da Conferência Episcopal Latinoamericana, em 1955, em articulação com dom Larrain, do Chile, dom Hélder ajudou na criação da Cáritas do Brasil e foi seu primeiro secretário.

Em homenagem ao centenário de seu fundador, a Cáritas Brasileira afirma desejar ser instrumento do Evangelho e incentivar as pessoas a apostarem nos sentimentos de solidariedade para que se multipliquem em gestos concretos de justiça e ajuda fraterna.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas