Gaudium news > Papa a sacerdotes, no dia do Padre: "dou graças a Deus por todos vocês"

Papa a sacerdotes, no dia do Padre: "dou graças a Deus por todos vocês"

Cidade do Vaticano(Segunda-feira, 05-08-2019, Gaudium Press) No domingo, 04 de agosto, quando se comemora o “dia do Padre”, a Igreja recordou também cento e sessenta anos da morte do Cura d’Ars.

Papa aos sacerdotes, no dia do Padre- dou graças a Deus por todos vocês-Foto Vatican News.jpg

Nesta oportunidade o Papa Francisco quis expressar, a todos os sacerdotes do mundo, seu apoio, proximidade e encorajamento, para aqueles que, apesar das fadigas e desilusões celebram todos os dias os sacramentos e acompanham o Povo de Deus.

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou a carta escrita pelo Papa para os sacerdotes e ela foi explicada por ele durante o seu tradicional encontro com peregrinos, na Praça de São Pedro, ao meio-dia de Roma.

Encorajamento, proximidade, apoio

Recordando os cento e sessenta anos da morte do Cura d’Ars, padroeiro dos párocos, o Papa Francisco expressa seu encorajamento e proximidade aos “irmãos presbíteros, que sem fazer alarde”, deixam tudo para se empenhar na vida diária das suas comunidades; aos sacerdotes que trabalham na “trincheira”; também a todos aqueles que diariamente enfrentam desafios sem pensar em si mesmos, “para que o povo de Deus seja cuidado e acompanhado”.

“Dirijo-me a cada um de vocês que, em muitas ocasiões, de modo inobservado e sacrificado, no cansaço ou na fadiga, na doença ou na desolação, assumem a missão como um serviço a Deus e ao seu povo e, mesmo com todas as dificuldades do caminho, escrevem as páginas mais belas da vida sacerdotal”.

A Carta

A carta do Papa inicia falando de escândalos morais no meio do clero:
“Nos últimos tempos pudemos ouvir mais claramente o clamor, muitas vezes silencioso e silenciado, de irmãos nossos” vítimas escândalos morais “por parte dos ministros ordenados”.

Mas, explica Francisco, sem “negar ou ignorar o dano causado”, seria “injusto não reconhecer que tantos sacerdotes que de maneira constante e íntegra, oferecem tudo o que são e que têm pelo bem dos outros”.

Os padres “que fazem da sua vida uma obra de misericórdia em regiões ou situações muitas vezes inóspitas, remotas ou abandonadas, arriscando sua própria vida”.

Agradecimento

A carta do Papa é iniciada com agradecimentos.
Francisco agradece todos “pela coragem e constante exemplo” e escreve que os “tempos da purificação eclesial que estamos vivendo, nos tornarão mais alegres e simples e em um futuro não muito distante, serão muito fecundos”.

Convida então a não desencorajar, porque “o Senhor está purificando a sua Esposa e a todos nos está convertendo a Ele. Permite-nos experimentar a prova para que compreendamos que, sem Ele, somos pó”.

Gratidão

O Papa usou em sua carta uma segunda palavra chave:
“gratidão”.

Francisco recorda que a “vocação, mais do que uma escolha nossa, é resposta de um chamado gratuito do Senhor”.

O Papa convida a “retornar aos momentos luminosos” em que experimentamos o chamado do Senhor para consagrar toda a nossa vida ao seu serviço, voltar “ao sim” crescido no seio de uma “comunidade cristã”.

Em momentos de dificuldade, de fragilidade, de fraqueza, “quando a pior de todas as tentações é a de ficar a ruminar a desolação”, é crucial – explica o Pontífice.

E ele recomenda: “não perder a memória cheia de gratidão da passagem do Senhor na nossa vida” que “nos convidou a confiar n’Ele e pelo seu povo”.

Contemplar e Agradecer

O Pontífice explica em sua carta que a gratidão “é sempre uma arma poderosa”.
“Só se formos capazes de contemplar e agradecer por todos os gestos de amor, generosidade, solidariedade e confiança, bem como de perdão, paciência, suportação e compaixão com que fomos tratados, é que deixaremos o Espírito obsequiar-nos com aquele ar puro capaz de renovar (e não remendar) a nossa vida e missão”.

E Francisco agradece os irmãos sacerdotes “pela fidelidade aos compromissos assumidos”, pela na felicidade de doar a vida. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas