Gaudium news > Caritas comprometida com a luta contra o ebola no Congo

Caritas comprometida com a luta contra o ebola no Congo

Kinshasa – Congo (Terça-feira, 23-07-2019, Gaudium Press) A Caritas do Congo lançou uma campanha de emergência para atender vítimas do ébola na República Democrática do Congo.

Caritas comprometida com a luta contra o ebola no Congo.jpg

A atual epidemia de ébola, é “mais mortífera” que a anterior que assolou o Congo em 2013, afirma membros da organização católica. Naquela ocasião houve 2.522 casos detectados com 1.715 mortos.

A diocese de Butembo-Beni -na área mais afetada pela epidemia- participa desta luta através da Caritas com assistência social, psicológica, religiosa e programas de distribuição de alimentos.

O Bispo Dom Melquisedec Sikuli Paluki, fez uma chamada à responsabilidade de toda a população e para o “despertar” da solidariedade entre as autoridades sanitárias.

“Sobre tudo evitemos o pânico e o alarmismo exagerados. Respeitemos as medidas higiénicas e de limpeza elementares. Limitemos os deslocamentos e respeitemos os deslocamentos e respeitemos as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde para ajudar a conter a propagação da enfermidade”, disse o Bispo de Butembo-Beni.

Por sua parte as autoridades congolesas, em cooperação com organismos internacionais iniciaram programas de vacinação e assistência para pessoas infetadas.

Além da Caritas no Congo, numerosas Caritas do mundo uniram seus esforços para dar resposta a esta emergência que atravessa a Diocese de Butembo-Beni, que abarca as províncias de Kivu Norte e Ituri e a diocese de Goma.

Segundo se informa, esta resposta de emergência inclui o tralho com as comunidades locais para que apliquem medidas de prevenção relacionadas com higiene, saneamento, tratamento de cadáveres e respeito às quarentenas.

Esta é a décima vez que se produz uma epidemia de ébola na República Democrática do Congo, que desta vez afeta também Uganda. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas