Gaudium news > Católicos e luteranos comemoram dez anos da Declaração Conjunta sobre a Justificação

Católicos e luteranos comemoram dez anos da Declaração Conjunta sobre a Justificação

Brasília (Sábado, 31-10-2009, Gaudium Press) A Igreja Católica e a Igreja de Confissão Luterana comemoram hoje dez anos da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) divulgaram um comunicado expressando sua “ação de graças” e ressaltaram que a busca dessa unidade é um “desafio permanente e condição indispensável de nosso testemunho do Evangelho no mundo em que vivemos”, informou a CNBB.

A nota, assinada pelo presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo pastor presidente da IECLB, rev. Walter Altmann, reforça que, após séculos de história, o “Espírito Santo conduziu nossas mentes e corações à escuta e ao diálogo, fazendo-nos mais próximos na profissão da fé no Senhor que nos chama a viver em conformidade com a graça recebida”.

Resultado de um longo diálogo entre luteranos e católicos, a Declaração estipula que as repetidas condenações recíprocas entre a Federação Luterana Mundial e o Vaticano, ocorridas durante séculos, não seriam mais objeto da doutrina das respectivas Igrejas. Em 2006, a declaração foi assinada também pelas Igrejas pertencentes ao Conselho Mundial das Igrejas Metodistas.

Augsburgo, cidade alemã da Baviera onde foi assinado o documento, recebe desde ontem um simpósio como parte das celebrações. Participam do evento o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, e o secretário geral da Federação Luterana Mundial, Ishmael Noko.

Em Brasília, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília (CECLB) comemora a data histórica hoje com apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

No templo da CECLB, às 17h, haverá palestra com o pastor sinodal Carlos Möller e exibição do filme que mostra o ato da Assinatura da Declaração Conjunta entre IECLB e a CNBB.

A Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica foi um documento assinado em 31 de outubro de 1999, na cidade de Augsburgo, estabelecendo que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o bispo luterano Christian Krause e, pela Santa Sé, dom Edward I. Cassidy.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas