Gaudium news > Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em visita missionária a Moçambique

Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em visita missionária a Moçambique

Porto Alegre- RS (Segunda-feira, 10-06-2019, Gaudium Press) Encontra-se em Visita Missionária às comunidades de sua congregação em Moçambique, na África, a Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, informa a sede geral do Instituto, em Porto Alegre (RS).

Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em visita missionária em Moçambique .jpg

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada em 08 de maio de 1849, pela Bem-Aventurada Bárbara Maix no Rio de Janeiro (RJ). 

A visita missionária é realizada entre os dias 06 e 25 de junho, e tem o objetivo de animar e confirmar as Irmãs em sua missão evangelizadora e social, realizar momentos de oração estudo sobre a missão ICM, e conhecer o povo em suas dores, alegrias e desafios.

Em sua primeira viagem às comunidades ICM em Moçambique, a Conselheira Geral Irmã Maria Joana Guedini, disse que aguarda a visita com grande alegria e expectativa: “É uma graça poder conhecer a missão moçambicana, estar com as Irmãs e ver a missão, que é grande e muito desafiadora” disse.

Na viagem, a Diretora Geral está sendo acompanhada pela Conselheira Geral da Congregação, Irmã Maria Joana Guedini.

Roteiro e Programa

Segundo a Irmã Marlise, a visita começou por Quelimane (Zambézia), a mais nova comunidade ICM em Moçambique, fundada em maio de 2018.

Depois, a Diretora Geral prossegue sua visita Missionária indo a Chalaua, Micane e Nampula.

A Visita Missionária

“Nestes dias vamos conviver e ouvir as Irmãs, suas preocupações e desafios. Também vamos estudar a realidade da Congregação, e promover uma assembleia com as Irmãs que estão na missão, em Moçambique.

A missão é grande! “

Além da evangelização, as irmãs promovem também trabalhos sociais, saúde, formação, construções, cisternas, acompanhamento aos alcoólicos anônimos e a acolhida de jovens.

O ICM em Moçambique

Nesse país, a Congregação já possui as etapas formativas: aspirantado, postulado, noviciado e formação permanente.

A Diretora Geral ICM destaca que um dos momentos mais especiais da visita missionária será a celebração da Profissão Perpétua das Irmãs moçambicanas Sidónia Durão e Esmeralda Arlindo, no sábado, 22 de junho, em Nampula.
As jovens religiosas darão o seu “SIM” definitivo a Deus, vivendo o Carisma congregacional deixado pela fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

A Irmã Marlise acolherá, das jovens, a profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência, confirmando-as como religiosas ICM.
Com esta consagração definitiva, a Congregação contará com quatro Irmãs moçambicanas com votos perpétuos, além de outras seis religiosas junioristas, com votos temporários.

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Moçambique

Há mais de 30 anos, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é presença evangelizadora e solidária, em Moçambique. 

As Irmãs atuam na animação missionária, animação vocacional, formação de lideranças, saúde alternativa, acolhida de jovens e na recuperação de dependentes de álcool.

Atualmente, a Congregação conta com 19 Irmãs em 06 comunidades. Destas, 10 Irmãs são moçambicanas e as outras 09 são brasileiras. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas