Gaudium news > Primeira Missa do Crisma, reforça a fé de milhares de filipinos

Primeira Missa do Crisma, reforça a fé de milhares de filipinos

Crédito Image:  Joseph Nguyen

Filipinas – Yen Bai(Quarta-feira, 18-04-2019, Gaudium Press) As montanhas serviram de ornamento à primeira Missa do Crisma, a ser realizada na igreja de Vinh Quang, no distrito de Nghia, na proviincia de Yen Bai, nas Filipinas

A missa foi celebrada pelo Bispo Dom John Mary Vu Tat, da Diocese de Hung Hoa. Participaram da celebração cento e trinta sacerdotes e mais de três mil fiéis.

A alegria estava estampada nos católicos que vieram de várias regiões, para participar de tão importante evento, realizado no dia 15 deste mês. É a primeira vez que se celebrou tão importante data, desde há cem anos do estabelecimento dessas paróquias.

Muitas repercussões colhidas pela agência ucanews.com mostra a importância que teve na comunidade católica essa Eucaristia. Joseph Lam Van Hung, de setenta anos, afirma que o evento trouxe uma renovação da fé e que nunca havia visto em toda sua vida, tantos sacerdotes juntos concelebrando.

Um paroquiano da paróquia de Vinh Quang afirmou que “grande conforto tiveram os fiéis da localidade”, após perseguições constantes. Afirmou ele, que sua família era uma das pioneiras, faiza parte das  11 primeiras famílias e tiveram que lutar contra a fome em 1900, ajudadas por missionários franceses que lideraram a construção da igreja em 1936.

Houve uma perseguição grande contra os católicos por parte do governo comunista . Neste período muitos católicos foram presos e mortos, entre 1953 e 1964. E por quarenta anos os católicos não tiveram nenhum padre residente na região. O último foi preso em 1964.

Ele conclui que a Missa do Crisma, celebrada pela primeira vez em quase cem anos, trouxe-lhe alento e esperança. E que devem continuar como fizeram seus antepassados, firmes na fé. (PS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas