Gaudium news > Catedral de Notre-Dame: símbolo de Paris e testemunha da história

Catedral de Notre-Dame: símbolo de Paris e testemunha da história

França – Paris (Segunda-feira, 15-04-2019, Gaudium Press) A Catedral de Notre-Dame de Paris, atingida por um incêndio na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, além de ser um símbolo da capital francesa, é um dos templos góticos mais antigos do país.

Catedral de Notre-Dame símbolo de Paris e testemunha da história 1.JPG

Dedicada à Nossa Senhora, daí o nome ‘Notre-Dame’ (Nossa Senhora em francês), a Catedral está localizada no centro de Paris, na pequena ilha ‘Île de la Cité’, sendo rodeada pelas águas do rio Sena.

No local existia a Basílica de Saint-Etienne, uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris, projetada por Quildeberto I por volta de 528. Em seu lugar surgiu uma igreja românica que permaneceu até o ano de 1163, quando se iniciou efetivamente a construção da Catedral de Notre-Dame de Paris.

O templo demorou 182 anos para ser concluído, ficando pronto somente no ano de 1345. Ao longo de seus mais de oito séculos de existência, o templo foi restaurado inúmeras vezes.

Catedral de Notre-Dame símbolo de Paris e testemunha da história 2.JPG

Durante sua construção, motivada pelo crescimento populacional de Paris, a Catedral recebeu forte influência do estilo gótico, sendo lapidada através de inovações técnicas que permitiam formas até então impossíveis.

Durante o século XIII, o templo viveu um período negro no qual os coloridos vitrais foram substituídos por cristais brancos. Os líderes religiosos da época acreditavam que os vitrais “comiam a luz”.

Durante a Revolução Francesa, a Catedral de Notre-Dame foi fechada e saqueada, sendo restaurada em 1801, através de um acordo entre a França e a Santa Sé. Mas no ano de 1831 voltou a ser saqueada e teve seus vitrais quebrados.

Catedral de Notre-Dame símbolo de Paris e testemunha da história 3.JPG

No ano de 1844, se iniciou uma verdadeira ressurreição deste simbólico templo, guiada pelos arquitetos Eugène Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste Lassuss. Esse trabalho durou 23 anos e respeitou o material, estilo e épocas. No ano de 1991, a Catedral passou por uma nova restauração. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas