Gaudium news > Primeira Missa celebrada na Argentina completa 500 anos

Primeira Missa celebrada na Argentina completa 500 anos

Argentina – Río Gallegos (Quinta-feira, 04-04-2019, Gaudium Press) A Diocese de Río Gallegos iniciou na última segunda-feira, dia 1º de abril, um Ano Eucarístico Diocesano por ocasião dos 500 anos da primeira Missa na Argentina. A celebração teve por lema ‘Se aproximou e segue caminhando conosco’.

Primeira Missa celebrada na Argentina completa 500 anos.jpg

No dia 1º de abril de 1520, o sacerdote espanhol, Padre Pedro de Valderrama, celebrou a primeira Missa naquele país por ordem de Fernão de Magalhães, navegador português que se notabilizou por ter comandado a primeira expedição europeia a partir do oceano Atlântico até o oceano Pacífico, descobrindo assim o que hoje se conhece como o Estreito de Magalhães.

O local escolhido para a celebração eucarística foi a Bahía de San Julián, província de Santa Cruz. 500 anos depois, neste mesmo lugar, autoridades, sacerdotes, religiosos e fiéis se reuniram para participar do ato protocolar e da Missa de abertura do Ano Eucarístico Diocesano.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo de Río Gallegos, Dom Jorge García Cuerva, e concelebrada pelo pároco do Sagrado Coração, Padre Daniel Mosqueda. Em sua homilia, Dom García ressaltou o papel restaurador da Celebração Eucarística naquele momento da história.

“Aqueles homens sonhadores chegaram à estas terras, com a tristeza por um lado e a desesperança, porque ainda não tinham encontrado o estreito ou o caminho entre os dois oceanos. Mas puderam recuperar forças e seguir adiante porque tinham fome de Deus, fome de paz, fome de tranquilidade, fome de esperança”, destacou.

O prelado acrescentou que “recuperando esses sonhos, fizeram história, deram a volta ao mundo”, e concluiu “hoje também somos convocados a ter fome de Deus e sermos capazes de sonhar grande e de fazer história, por uma Argentina melhor para todos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas