Gaudium news > Fátima celebra 100 anos da morte de São Francisco Marto, pastorzinho que viu Nossa Senhora

Fátima celebra 100 anos da morte de São Francisco Marto, pastorzinho que viu Nossa Senhora

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 04-04-2019, Gaudium Press) O dia 04 de abril marca o centenário da morte de São Francisco Marto, o pastorzinho que viveu, em 1917, as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

Fátima celebra 100 anos da morte de São Francisco Marto, pastorzinho que viu Nossa Senhora.jpg

São Francisco Marto

O menino português que santificou-se depois das aparições da Virgem, nasceu em 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 do mesmo mês, na igreja paroquial de Fátima.

Em períodos da primavera e também do verão e do outono de 1916, Francisco Marto, sua irmã Jacinta e sua prima Lúcia viram o Anjo da Paz, o Anjo de Portugal, que lhes falou, instruiu e ministrou-lhes a Sagrada Comunhão.

Entre os meses de maio e outubro de 1917, em cada dia 13 -em agosto foi no dia 19- os três pastorzinhos receberam a visita da Virgem Maria, na Cova da Iria.

Vitimado pela epidemia bronco pneumônica de outubro de 1918, Francisco Marto ficou gravemente enfermo.

A doença prolongou-se e sua saúde piorou. No dia 02 de abril de 1919 Francisco confessa-se, no dia 3 de abril recebe o viático e, no dia seguinte, 4 de abril, pelas 22h00, morre serenamente em sua casa, sendo assistido e acompanhado por seus pais até o momento derradeiro.

Em 13 de março de 1952, os seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

São Francisco Marto foi canonizado, juntamente com a sua irmã, Santa Jacinta, no dia 13 de maio de 2017. O rito de canonização foi realizado no Santuário de Fátima, com a presença do Papa Francisco e de milhares de pessoas na Esplanada do Santuário e pela televisão em todo o mundo.

Para Pedro Valinho Gomes, responsável pelo Departamento para Acolhimento de Peregrinos no Santuário de Fátima, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, destacou que “100 anos depois da morte de Francisco, recorda-lo tendo em conta que ele foi canonizado em 2017, é recordar à Igreja uma característica fundamental da santidade cristã, que é a abertura ao absoluto”.

Francisco foi uma alma contemplativa, característica de quem procurava o absoluto e abriu-se a ele.

Celebrações

As celebrações iniciam-se às 10h00 de hoje com a recitação do terço na Capelinha das Aparições.

Em seguida haverá uma procissão, às 10h45, que se dirige para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com os acompanhantes levando o ícone de São Francisco Marto.

No Santuário será celebrada a Missa Votiva dos Pastorzinhos de Fátima.
Às 14h00 será realizada a leitura da Quarta Memória das “Memórias da Irmã Lúcia”, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Após a leitura haverá adoração eucarística também na Basílica.

Outras realizações

A partir de hoje, exclusivamente na casa onde viveram os irmãos Francisco e Jacinta, em Aljustrel, até o fim do ano pastoral, será distribuído um folder comemorativo do centenário da morte de Francisco.

No dia 7 de abril, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolhe o concerto comemorativo do centenário da morte de São Francisco Marto.

A Fundação Francisco e Jacinta Marto vai assinalar esta efeméride com uma iniciativa intitulada “Entre-Luz – Encontros de espiritualidade e cultura na Casa das Candeias”, inspirado na experiência dos Pastorzinhos na aparição de maio.

Este primeiro encontro cultural e de aprofundamento da espiritualidade de Fátima e dos Santos Francisco e Jacinta, com uma abordagem multidisciplinar, está marcado para as 21h00, tem como tema: “O que se ouve no silêncio? “. Será uma reflexão sobre a vida de Francisco Marto.

Nesta ocasião desenvolverão palestras a irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização, e Pedro Valinho Gomes, responsável pelo Departamento para Acolhimento de Peregrinos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas