Polônia prepara maior representação da Paixão de Cristo na Europa
Polônia – Poznan (Terça-feira, 02-04-2019, Gaudium Press) Pela vigésima vez a cidade de Poznan, Polônia, será a sede do Mistério da Paixão de Cristo, uma enorme representação teatral que congrega a mais de 5 mil voluntários para dar vida aos acontecimentos finais da vida terrena de Jesus Cristo. O evento é totalmente gratuito e é transmitido ao vivo, sendo assistido por mais de um milhão de poloneses.
“A cada ano, o espetáculo é presenciado por dezenas de milhares de pessoas para as quais constitui uma grande experiência artística e espiritual”, indicaram os organizadores em um comunicado oficial. “Com os anos, o evento superou as 5 mil pessoas, que trabalham todos os dias em ofícios ‘ordinários’ e, uma vez no ano, interpretam os personagens bíblicos. Há pessoas que comparecem desde 1998, para as quais participar no Mistério se converteu em um evento obrigatório a cada ano”.
A obra nasceu por iniciativa de Artur Piotrowski, da Universidade Salesiana de Dom Bosco, que com um grupo de amigos decidiu organizar uma representação da Paixão de Cristo. “O começo foi definitivamente mais modesto em termos de aparência visual, menos de 70 atores participaram, e o espetáculo em si foi muito mais curto que o de hoje”, recordou o diretor em entrevista com a agência KAI. Ao crescer o interesse na obra, se transladou à colina Sino da Paz da Cidadela, um lugar que agora é adaptado para recriar a Jerusalém bíblica.
Durante uma semana, a equipe de mais de 650 pessoas prepara os aspectos técnicos e logísticos da representação, que inclui a montagem do Palácio de Pilatos, o Templo de Jerusalém, a Porta de Jerusalém, e uma plataforma para a Via Dolorosa e o Gólgota. Os escoteiros locais são os encarregados de iluminar as cenas da Via Sacra com tochas acesas e distribuir mil pães durante as cenas da Última Ceia. As cenas finais incluem uma entrada triunfal da imagem de Jesus Misericordioso com raios de luz reais que emanam de seu coração e uma homenagem a São João Paulo II.
“Durante 20 anos estive criando um trabalho que é importante para as pessoas. É um grande desafio para mim, mas também uma enorme alegria. A cada ano recebo comentários de pessoas para as quais o Mistério é único”, comentou Piotrowski. “Misterium busca assumir a tarefa de responder às necessidades espirituais e artísticas das pessoas, não apenas os fiéis. Eu desejo que todos possam deter-se e inclinar-se diante do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”.
O Mistério da Paixão do Senhor de Poznan será iniciado às 20h do sábado 13 de abril, e é antecedido por uma Eucaristia no templo dos Salesianos em Winogrady, na qual participam todos os atores. (EPC)
Deixe seu comentário