Igreja no Paquistão dedica 2020 aos jovens
Paquistão – Islamabad (Terça-feira, 02-04-2019, Gaudium Press) O Arcebispo de Islamabad-Rawalpind e Presidente da Conferência Episcopal do Paquistão, Dom Joseph Arshad, anunciou que a Igreja local celebrará em 2020 o ‘Ano dos Jovens’.
A iniciativa, que torna os jovens como protagonistas da missão da Igreja e da transformação da sociedade, é uma forma de responder às indicações e desafios lançados pelo Sínodo dos Bispos sobre os jovens realizado em outubro passado no Vaticano.
O objetivo do Ano do Jovens é o de envolver todas as comunidades locais para que difundam “os valores evangélicos do amor, esperança, unidade, paz e respeito recíproco, a fim de que os jovens possam facilmente cultivar a unidade, a paz e a harmonia em nossa sociedade”.
A Igreja no Paquistão acredita que os jovens são “cidadãos ativos chamados a trabalhar pela promoção da unidade e da harmonia: eles são responsáveis pela mudança na sociedade e podem desempenhar um papel vital na nação”. Além disso, são as novas gerações que “podem promover o Evangelho da paz mediante a amizade e a comunhão”.
Para os Bispos paquistaneses, “a instrução é o fator-chave para a vida dos jovens”. A educação é essencial “para trazer a paz à sociedade e lutar contra as injustiças e a corrupção”. Seguindo essa mesma linha, a Caritas Paquistão lançou, junto com outras associações como ‘Jesus Juventude Paquistão’, o projeto ‘Juventude para a paz’, convidando os jovens a serem verdadeiros construtores de paz.
A Comissão ‘Justiça e Paz’ da Conferência episcopal do país explicou que está trabalhando “para criar em todos a consciência de que a harmonia e a paz são um bem comum e uma prioridade para toda a nação. É fundamental iniciar essa obra de conscientização nas escolas e no percurso de formação dos jovens. A intolerância e o ódio nascem muitas vezes nos bancos escolares. Deixando penetrar valores como paz e justiça na formação das novas gerações se aposta no futuro do Paquistão”. (EPC)
Deixe seu comentário