Gaudium news > Sacramentos do Batismo e da Confirmação são tema de Carta Pastoral de Bispo uruguaio

Sacramentos do Batismo e da Confirmação são tema de Carta Pastoral de Bispo uruguaio

Uruguai – Canelones (Terça-feira, 02-04-2019, Gaudium Press) Dom Alberto Sanguinetti Montero, Bispo de Canelones, Uruguai, emitiu uma Carta Pastoral sobre os Sacramentos de iniciação cristã. No documento, o prelado convida a conhecer melhor os sacramentos, vivê-los com maior plenitude e crescer na comunhão com a Igreja. Além disso, anunciou que a Diocese refletirá em 2020 sobre o sacramento da Eucaristia.

“Esperamos que nossa reflexão sobre o Batismo e a Confirmação -que nos abrem a Eucaristia- nos ajude ao longo do ano a renovar e aprofundar nossa vida cristã”, propôs o Bispo, que assinalou que o aprofundamento nestes sacramentos se fará pelas mãos de Nossa Senhora. “Das mãos da Santíssima Virgem e entregando-nos a Ela pedimos a graça de nos aprofundar na realidade de batizados-confirmados, para sermos verdadeiros discípulos missionários, para viver a vida que a Santíssima Trindade nos presenteia, a verdadeira novidade de vida”.

Sacramentos do Batismo e da Confirmac?a?o sa?o tema de Carta Pastoral de Bispo uruguaio.jpg

O documento dedica alguns trechos à reflexão sobre os mistérios da glória da Trindade na criação, o mistério do homem como dom extraordinário, a vida da Trindade na entrega do Filho e o envio do Espírito Santo e sua ação na Igreja e na pregação do Evangelho para conduzir o aprofundamento sobre o mistério da ação de Deus no Batismo e na Confirmação.

“O perdão dos pecados e a comunicação na vida da Trindade nos são dados na Igreja, pela proclamação da Fé e a adesão à ela com a graça do Espírito e pelos sacramentos da iniciação cristã”, recordou Dom Sanguinetti. “Os sacramentos da iniciação cristã, o Batismo e a Confirmação, e sua plenitude na Eucaristia são ao mesmo tempo a maior proclamação do Evangelho, porque neles se proclama que aqui acontece o fim da obra do Filho e do Espírito, a entrega da Trindade em nós. Dois destes sacramentos -o Batismo e a Confirmação- dão o ser da comunicação da vida da Trindade, criam uma realidade nova, são uma nova criação, e por isso se realizam uma vez, porque estão sempre presentes”.

O Bispo explica que o Batismo está estreitamente ligado à missão de Jesus Cristo, enquanto que a Confirmação está vinculada à missão do Espírito Santo, e é por esta razão que são dois sacramentos distintos. “A separação no tempo do Batismo e da Confirmação não tem sido para poder ministrar catequese à alguma idade, mas por razões históricas”, esclareceu o prelado. “Por isso, segue sendo comum que se celebrem na mesma celebração. Ao mesmo tempo, é claro que a confirmação não é que ‘eu confirmo conscientemente o que fizeram meus pais quando era criança’, posto que é uma ação primariamente de Deus, uma participação atual das missões divinas”.

Dom Sanguinetti propôs um estudo detalhado de cada um dos sacramentos de iniciação e motivou os fiéis a conhecer e viver a Fé, crescer na comunhão com a Santa Igreja, louvar e dar graças à Santíssima Trindade e anunciar o Evangelho de Cristo. “Olhando a plenitude da Igreja em Maria, quero convidá-los para que este ano de um modo particular nos entreguemos à Santíssima Virgem, para que Ela nos ajude a descobrir mais o mistério da Igreja na qual recebemos a participação da vida da Santíssima Trindade”, concluiu o prelado. “Mais em concreto, ao consagrar-nos a Nossa Senhora, que Ela nos obtenha de seu Filho a graça de crer com mais Fé e conhecer com maior sabedoria o que nos foi dado no Batismo e na Confirmação, para que o Espírito Santo nos renove e nos faça crescer como filhos de Deus e consagrados ao culto do Deus vivo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas