Gaudium news > Presépio sobre a Paixão e Morte de Jesus é exposto na Colômbia

Presépio sobre a Paixão e Morte de Jesus é exposto na Colômbia

Colômbia – Bogotá (Segunda-feira, 01-04-2019, Gaudium Press) É habitual que os presépios sejam elaborados para o tempo de Advento e Natal, mas uma paróquia em Bogotá quis exibir durante a Quaresma um presépio sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A iniciativa é da paróquia Cristo Rei da capital colombiana que desde o dia 06 de março, Quarta-feira de Cinzas, abriu as portas do Auditório Bento XVI para que os fiéis vivessem uma experiência a partir de um presépio de Quaresma.

Prese?pio sobre a Paixa?o e Morte de Jesus e? exposto na Colo?mbia.jpg

“Esta atividade, denominada Presépio – Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, consiste em uma representação artística de diversas figuras acerca das 13 estações que narram este acontecimento da vida de Nosso Senhora Jesus Cristo e que, portanto, é importante para a comunidade católica”, comentou o Padre Rafael De Brigard, pároco de Cristo Rei, que é citado em nota de imprensa da Arquidiocese de Bogotá.

O presépio foi projetado e criado por Ana María Mächler, que há 18 anos vem elaborando presépios para apoiar iniciativas de fundações. Em entrevista com o organismo eclesial, falou sobre a razão de ser da proposta:

“O que pretendíamos com o presépio era que as pessoas, através de imagens, e uma narração que se baseia cem por cento nos quatro Evangelhos, pudessem sentir, entender e ouvir o que foi exatamente a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Daí que se utilizem as 13 cenas que narram desde a entrada de Jesus a Jerusalém até sua ressurreição.

Mächler também comentou como foi a elaboração da exibição: “O desafio mais difícil do presépio é conseguir as figuras que não há no mercado. Consegue-se obter Jesus carregando sua cruz, ou a Pietá, mas figuras, por exemplo, como Judas, não se encontram no mercado, sendo necessário elaborá-las. Fazer cada uma delas representa uma quantidade de trabalho; não apenas conseguir cria-las, mas os materiais para isso em Bogotá é muito limitado. Com uma mesma fisionomia você tem que fazer diferentes personagens do presépio, mas que nenhum pareça com outro. Isso é um desafio interessante”.

Mächler comentou que o presépio impactou as pessoas, recordando o testemunho de uma paroquiana que ficou muito tocada pela encenação e que disse: “O presépio é incrível, o presépio chega ao coração (…) eu senti em meu corpo os látegos que sentiu Nosso Senhor. Nunca na vida havia imaginado a dor que sofreu Ele neste martírio por nós”.

Outro dos visitantes foi Dom Nelson Ortiz, Vigário Episcopal de Cristo Sacerdote, que esteve no dia da inauguração e comentou: “Contemplei este Presépio da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi uma experiência muito especial poder contemplar, através das imagens ali trabalhadas nesta obra de arte, esse amor de Deus por nós; a importância disto é fundamental agora que vamos viver o tempo da Quaresma, porque através da arte podemos admirar e reconhecer o modo como Jesus deu sua vida por nós, e eleva, ainda, nosso espírito a unir-nos mais a Ele”.

Com o que se arrecadar da exposição se apoiará em parte a construção da Casa do Sacerdote Idoso, iniciativa da Arquidiocese de Bogotá que vem sendo impulsionada pelo Padre Rafael De Brigard.

O propósito é “oferecer o serviço de residência para os sacerdotes inscritos na Caixa de Ajuda para o Clero da Arquidiocese de Bogotá, que sejam idosos, e para aqueles que, por enfermidade ou cansaço, se encontram em uma condição de debilidade”, explicou o pároco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas