Gaudium news > Em Angola Mini-Congressos prepara 1° Congresso nacional do Clero

Em Angola Mini-Congressos prepara 1° Congresso nacional do Clero

Angola – Luanda (Quinta-feira, 28-03-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Luanda, Angola, sediou durante esta semana um Mini-Congresso de sacerdotes. O evento, que foi marcado por um espaço de reavivamento do “dom” e do mistério sacerdotal, seguiu os seguintes temas: ser sacerdote hoje, desafios e respostas; vivência dos conselhos evangélicos; a auto-sustentabilidade dos sacerdotes na Diocese; e a Eucaristia centro da vida do sacerdote.

Em Angola Mini-Congressos prepara 1° Congresso nacional do Clero.jpg

Além disso, outros pontos que marcaram o o Mini-Congresso na Arquidiocese de Luanda foram a relação do Padre e o seu Bispo; as relações pastorais do sacerdote com a sua comunidade e a sociedade em geral; e a apresentação de testemunhos de missionários de outros países.

Durante o evento, o Arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, recordou que “os homens consagrados por Deus devem procurar meditar sobre o amor divino para com o povo, se alimentando com a palavra de Deus e com novas experiências”.

Outro Mini-Congresso foi realizado na Diocese do Uige. O antigo Bispo local e atual Bispo de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, ressaltou na abertura do evento diocesano que “o ministério sacerdotal é um dom que vem de Deus para estar ao serviço dos homens”. Em sua intervenção, o prelado advertiu aos sacerdotes para que não confundam o dom divino com as ambições particulares.

Ainda dentro da programação do evento, o Padre Manuel Henriques analisou o perfil do sacerdócio na vida do clero, e manifestando sua preocupação com os recentes escândalos ocorridos dentro da Igreja, pediu para que os fiéis católicos não coloquem em causa o todo.

Os Mini-Congressos ou Congressos Diocesanos que estão sendo realizados na Angola são uma preparação para o 1º Congresso nacional do Clero, promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e agendado para ocorrer em agosto deste ano no país africano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas