Gaudium news > É necessário investir na arquitetura sacra tradicional, diz famoso arquiteto americano

É necessário investir na arquitetura sacra tradicional, diz famoso arquiteto americano

Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 28-03-03-2019, Gaudium Press) O Professor Duncan Stroik, reconhecido arquiteto norte-americano, autor e editor fundador da revista especializada ‘Sacred Architecture Journal’, foi entrevistado por ‘America Magazine’ e compartilhou seu entusiasmo pelo renovado interesse na arquitetura sacra tradicional no país. “Eu diria que está melhorando. É um momento muito emocionante para estar envolvido na arquitetura sacra nos Estados Unidos”, assegurou.

Depois de várias décadas de influência de outros estilos arquitetônicos, a arquitetura sacra tradicional registrou um notável retorno no país, com uma ênfase na promoção da devoção à Eucaristia, esforços por ressaltar a beleza nos templos, especialmente nos presbitérios, e empenho no projeto de tabernáculos mais belos. “Não víamos muito disto há 25 anos”, comentou o arquiteto. “Estou muito envolvido em promover uma arquitetura católica tradicional, com ‘T’ maiúsculo, que não significa a dos anos cinquenta, sessenta ou a de 1250, mas olhar a tradição completa da arquitetura sacra”.

E? necessa?rio investir na arquitetura sacra tradicional, diz famoso arquiteto americano.jpg

Mas buscar uma maior beleza tem implicações reais. “Queremos ter templos belos, mas frequentemente não estamos gastando dinheiro com isso”, expôs Stroik. “Enquanto que os arquitetos com boas intenções, não estão treinados para fazer templos góticos ou clássicos”. Por este motivo convidou a não conformar-se com um resultado medíocre e aplicar os princípios fundamentais da arquitetura sacra: verticalidade, direcionalidade, iconografia, ordem geométrica e durabilidade.

“Espero que sirvamos à Igreja e, em nossa pequena forma, ajudemos os fiéis à aproximarem-se ainda mais de Cristo através destes edifícios”, comentou Stroik. “Eu diria que nossas igrejas são uma das formas na qual a Igreja universal fala à humanidade, ao incrédulo, aos marginais e aos pobres. É uma das coisas nas quais a Igreja Católica sempre investiu. Necessitamos continuar fazendo-o, seja restaurando o Santo Sepulcro em Jerusalém ou construindo novas igrejas em regiões pobres do mundo. Creio que uma das formas tangíveis e à longo prazo em que servimos as pessoas necessitadas, nas periferias, é através da arquitetura sagrada”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas