Gaudium news > Catedral de Santiago de Compostela é restaurada para o Jubileu de 2021

Catedral de Santiago de Compostela é restaurada para o Jubileu de 2021

Espanha – Santiago de Compostela (Quarta-feira, 27-03-03-2019, Gaudium Press) A Catedral de Santiago de Compostela realiza um extenso programa de restaurações em preparação ao próximo Ano Santo 2021, quando se espera um notável aumento no número de peregrinos no famoso Caminho de Santiago que atravessa o território do país. As obras contam com um orçamento total de mais de dois milhões e seiscentos mil euros.

Catedral de Santiago de Compostela e? restaurada para o Jubileu de 2021.jpg

“A ação programada consiste na restauração do conjunto de paramentos internos e pilares da Catedral: nave principal, transepto, deambulatório e tribuna, e do reboco das abóbadas, que atualmente apresenta umidade procedentes de infiltrações através dos telhados de pedra. Serão substituídas as argamassas de cimento por argamassas de cal”, informou a Catedral de Santiago em um relatório oficial sobre as obras. “Também está inclusa a restauração de elementos singulares existentes na área de intervenção: esculturas, grades, vitrais, etc”.

As obras podem se estender, pois após a instalação dos andaimes e análise das partes de difícil acesso, serão realizadas novas avaliações sobre o estado de conservação do templo e possíveis novas áreas de intervenção. “Na galeria, além da restauração das paredes e abóbadas, se intervirá no pavimento de pedra, limpando as lajes, consertando as que estão em más condições e reorganizando a canalização das instalações e fiação”, anunciou a Catedral.

Um projeto dessa magnitude leva em conta que o templo é um dos mais importantes centros de peregrinação da Europa. Por este motivo, foram programados horários de trabalho intensivo com o fim de “reduzir o máximo possível os prazos de execução dessas operações internas”. As obras começam na parte oeste da nave principal em direção ao Pórtico da Glória, para seguir com o restante da nave e posteriormente os transeptos. “A área do deambulatório também será restaurada em fases, organizadas de tal forma que ainda possam ser acessíveis, na medida do possível, a capela do Apóstolo e a cripta”, anunciou a Catedral. “Um andaime será instalado diante do órgão, que permanecerá durante todo o trabalho, para protegê-lo, com um fechamento geotêxtil, da poeira em suspensão que será gerada”.

Além da restauração interna, haverá um trabalho de renovação nos telhados da Catedral, que será realizado durante 18 meses e que conta com um orçamento de quase dois milhões de euros. A Catedral permanecerá aberta aos fiéis, que poderão fazer um tour em seu interior e realizar o rito do Abraço ao Apóstolo em sua capela, assim como descer até a cripta apostólica. As Missas, por outro lado, serão transferidas para os templos circunvizinhos durante o tempo de realização das obras internas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas