Gaudium news > Arcebispo polonês destaca o importante papel dos leigos na Igreja

Arcebispo polonês destaca o importante papel dos leigos na Igreja

Polônia – Bialystok (Quarta-feira, 20-03-2019, Gaudium Press) O Arcebispo Metropolitano de Bialystok, Polônia, Dom Tadeusz Wojda, insistiu na importância dos leigos na vida da Igreja durante uma entrevista para a agência Kai. O prelado propôs trabalhar sobre uma consciência mais profunda da identidade dos leigos, que são na sua opinião “uma das principais prioridades pastorais da Igreja na Polônia”

Arcebispo polone?s destaca o importante papel dos leigos na Igreja.jpg

“Na Polônia, está crescendo gradualmente a consciência de que os leigos não apenas ‘pertencem à Igreja’, mas que ‘eles são Igreja'”, comentou o Arcebispo. O prelado explicou que a intervenção do regime comunista sobre a vida da Igreja deixou um legado de distanciamento entre sacerdotes e leigos, por causa do costume soviético de introduzir infiltrados para tentar minar e controlar o apostolado. “Necessitamos assegurar uma cooperação muito melhor entre o clero e os leigos”, comentou.

No entanto, esclareceu que é muito importante buscar um “meio justo” neste trabalho conjunto para evitar que suceda na Polônia o que se registrou em alguns países da Europa, onde “os leigos se apoderaram de tudo na Igreja e, por sua vez, os sacerdotes tratam de adaptar-se ao máximo à vida ‘secular’, esquecendo sua autoridade espiritual”. O chamado do prelado busca potencializar ao “gigante espiritual” que constituem os multitudinários movimentos leigos da Polônia.

“Vejo que necessitamos um ‘novo Pentecostes’ para que possamos começar a atuar muito mais amplamente. E agora estamos nos preparando”, comentou o Arcebispo. “Surgiu a ideia de que isto fosse em uma vigília na véspera da Solenidade do Espírito Santo deste ano em Bialystok. Nos reuniremos diante da Catedral para manifestar esta fortaleza espiritual e para mostrar que a Igreja é forte”.

De igual maneira, a Arquidiocese começou a convocar aos movimentos leigos à participar em atividades diocesanas como a catequese para o sacramento da Confirmação para oferecer aos fiéis um contato com os carismas que são fruto do Espírito Santo. Também se convidou os movimentos a apresentarem seus carismas nos espaços radiofônicos da Arquidiocese de Bialystok e dar a conhecer suas atividades, o que permitiu aos fiéis participarem em numerosos retiros e jornadas de oração.

“É necessário dar forma à consciência dos leigos para que se sintam responsáveis da vida social”, insistiu o prelado. “Os espaços para a ação e a evangelização são enormes: o âmbito da cultura, a ciência, a educação, sem excluir a economia ou a política. E antes de tudo, a responsabilidade pela família e pela transmissão da Fé no lar”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas