“Uma vocação, um chamado, uma escolha”: definição de “missionário” para Bispo Argentino
Formosa – Argentina (Sexta-feira, 01-03-2019, Gaudium Press) “Ser missionário é uma vocação, um chamado, uma escolha”. Estas foram palavras de Dom José Vicente Conejero Gallego em declarações feitas para a Agencia FIDES a propósito do Mês Missionário, promovido pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP) e que será realizado no próximo mês de outubro.
Dom José Vicente Conejero Gallego, que chegou à Argentina como missionário em 1976 e que, desde 1997, é Bispo da cidade de Formosa, afirmou na ocasião de seu pronunciamento para FIDES que “Jesus Cristo é o enviado do Pai, o missionário por excelência, enviado para levar a cabo uma missão. Jesus foi enviado para levar a cabo a salvação e a reconciliação dos homens com Deus e o novo pacto”.
Oportunidade para “animar toda a Igreja”, missionária por natureza
O Prelado disse também que o mês extraordinário missionário de outubro deste ano representa uma oportunidade para “animar toda a Igreja, que por sua natureza é missionária, como diz o decreto “ad gentes”.
Daqui se desprende que “o objetivo fundamental deste mês, -destacou Dom José Vicente-, é sensibilizar a comunidade eclesial, o Povo de Deus e os batizados, como afirma o lema: ‘Batizados e enviados'”.
A propósito da temática da missão e sua importância, o bispo de Formosa recordou também que “Depois de Jesus, Maria, no texto da Visitação, depois de ter dito seu sim a Deus e de ter Cristo em seu seio, foi movida pelo Espírito Santo para ir proclamar a misericórdia de Deus, o cumprimento de suas promessas, e a dar uma ajuda solícita, como diz Santo Ambrósio, sua já anciã prima Santa Isabel. Deste modo, Ela traz o anúncio da boa nova do Senhor e o serviço concreto a seu irmão”.
Ungido, Enviado para Anunciar a Boa Nova do Reino de Deus
Ainda em suas declarações o prelado falou de São Paulo, o apóstolo por excelência:
“Paulo é o missionário e apóstolo por excelência, quando começa sua a Carta aos Romanos, se diz servidor de Jesus Cristo, eleito e chamado a pregar e anunciar a Boa Nova”.
A partir destes testemunhos, Dom José Vicente reafirmou que “ser missionário é ser como Jesus, ungido e enviado para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Certamente, unidos à Igreja, que envia e realiza esta missão através de pessoas concretas.
Resumindo, diz o prelado, ser missionário é ser enviado, eleito, convocado, para levar aos homens a alegria da Boa Nova de Jesus, amando-os, servindo-os e consumindo-se por eles”.
Por último, Dom José Vicente Conejero Gallego sublinhou que espera que “na Igrejas particulares possamos tomar consciência de que somos missionários por natureza e que, portanto, haverá maior impulso missionário em toda a Igreja para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, e edificar a Igreja”. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações AICA)
Deixe seu comentário