Gaudium news > Igreja nos EUA faz coleta a favor da Igreja na Europa Central e Oriental

Igreja nos EUA faz coleta a favor da Igreja na Europa Central e Oriental

Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 28-02-2019-2019, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou a próxima celebração de sua coleta especial anual para a Igreja na Europa Central e Oriental, que ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, 06 de março. A contribuição dos fiéis norte-americanos beneficiará aos 28 países dessa região europeia e diversos programas de formação, apostolado, assim como a construção e renovação de templos e estruturas de uso pastoral em territórios da ex-União Soviética.

Igreja nos EUA faz coleta a favor da Igreja na Europa Central e do Leste.jpg

“Quando embarcamos em nossa viagem de Quaresma é um momento apropriado para recordar aos nossos irmãos e irmãs na Europa Central e Oriental, que estão trabalhando para restaurar a Igreja e construir o futuro depois de décadas de opressão”, expôs o Bispo de Steubenville e Presidente do Subcomitê de Ajuda à Igreja na Europa Central e Oriental, Dom Jeffrey Monforton. “Como povo pascal, ajudamos a trazer o consolo de Deus e a esperança de renascer quando estendemos nossa generosidade aos necessitados”.

A Igreja norte-americana recordou que os habitantes desses países, inclusive os que já são estados membros da União Europeia, ainda enfrentam graves necessidades, pela qual a Coleta faz um chamado à solidariedade sob o lema ‘Restaura a Igreja. Constroi o Futuro’. “Em 2017, o sub-comitê de Ajuda à Igreja na Europa Central e Oriental outorgou mais de nove milhões de dólares através de mais de 300 subsídios”, informou a Conferência Episcopal. “Entre os projetos recentemente apoiados está a construção de um centro católico para jovens em uma parte remota de Georgia, ajudando a formar uma nova geração de discípulos”.

O uso principal das ajudas em 2017 foi o de construção e equipamento, com 122 ajudas por um valor total de US$4.756.552, representando 51,8% do total das contribuições. O segundo uso mais pronunciado, com um 21,4% das contribuições foi o de projetos de atenção à pobreza e outros relacionados, e o terceiro item foi o de programas de educação, formação e evangelização, que representou 13,4% dos fundos. A coleta financia ainda programas de bolsas de estudo, apoio operacional, aquisição de veículos e ajudas a programas de comunicação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas