Sejam fiéis às suas raízes para ajudar a Igreja hoje, diz Papa à Comunidade Patrística
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-02-2019, Gaudium Press) A comunidade acadêmica do Instituto Patrístico Augustinianum de Roma, por ocasião dos 50 anos de fundação desta Escola Superior, foi recebida em audiência pelo Papa Francisco, na Sala Clementina, no Vaticano, no último sábado.
O Papa falou aos docentes, alunos, conselheiros, colaboradores e administradores da faculdade, e, logo no início do discurso, o Pontífice congratulou-se com todos pelo aniversário jubilar e exaltou o valor dos sábios em idade avançada, os professores em pensão, que “quando chegam naquela idade são de uma simplicidade grandiosa, que faz muito bem”.
50 anos de contribuição à tradição católica
O Papa voltou às origens e à tradição da Ordem Agostiniana em Roma, com os estudos “dedicados às ciências sagradas, em especial aos Pais da Igreja, a Santo Agostinho e seu legado”, quando deu graças a Deus por tudo que o instituto realizou em seus 50 anos de existência.
Contribuição do Augustinianum
O Augustinianum “foi fundado para contribuir a preservar e transmitir a riqueza da tradição católica, sobretudo a tradição dos Santos Padres (da Patrística) “, disse o Papa.
E “essa contribuição é essencial para a Igreja. Foi sempre, mas especialmente na nossa época, como afirmou São Paulo VI no discurso de inauguração do Instituto, em 4 de maio de 1970:
‘O retorno aos Pais da Igreja faz parte do recuperar as origens cristãs, sem as quais não seria possível atuar na renovação bíblica, na reforma litúrgica e na nova pesquisa teológica pretendida no Concílio Ecumênico Vaticano II’. (4 de maio de 1970).”
O Pontífice recordou também a visita de João Paulo II, na ocasião de sua visita à escola, em 7 de maio de 1982, quando ele enalteceu os valores do instituto que ajudam a “conhecer melhor Cristo e a conhecer melhor o homem”, num conhecimento que ajuda “a Igreja na sua missão”.
Encorajamento
“Encorajo vocês a serem fiéis às suas raízes e à sua tarefa; a perseverar no empenho de comunicar os valores intelectuais, espirituais e morais que possam preparar os seus estudantes a participar com sabedoria e responsabilidade na vida da Igreja e nos debates sobre os desafios cruciais do nosso tempo.
Tal serviço é estreitamente ligado à evangelização e contribui a promover o crescimento da família humana em direção à sua definitiva plenitude em Deus (Const. Ap. Veritatis gaudium, 1).”
Augustinianum, o que é
O Augustinianum é um instituto de especialização e pesquisa teológica patrística, onde a Tradição da Igreja, ou seja, a transmissão viva da fé cristã dos primeiros séculos ocupa um lugar de destaque.
O instituto completa meio século de experiência na didática e na pesquisa, formou estudiosos que hoje ensinam em universidades pontifícias de prestígio, além de leigos de todo o mundo. Inclusive os professores representam uma excelência no panorama científico católico internacional.
O Padre Alejandro Moral Antón, Prior Geral dos Agostianianos e Moderador geral do Instituto, ao saudar o Papa salientou o legado do patrono Santo Agostinho, prometendo estudar os autores de um passado distante, “mas sempre fecundo, empenhando-se a viver e a transmitir às gerações futuras o frescor e a alegria do Evangelho”. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)
Deixe seu comentário