Bispos cubanos pedem voto livre e responsável sobre a nova Constituição
Havana – Cuba (Terça-feira, 05-02-2019, Gaudium Press) Ao fazer considerações a propósito do referendo de 24 de fevereiro próximo, quando será submetida a votação a nova Constituição que foi aprovada pela Assembleia Nacional, os bispos cubanos pediram um voto livre e responsável e advertiram sobre a “ideologia única” que sobressalta do texto constitucional.
Os doze prelados ativos na ilha destacam que o testo tem por objetivo “esclarecer a consciência, ajudar o exercício livre e responsável do direito que tem cada cubano de exercer seu voto”.
No início da mensagem os bispos citam palavras do Papa que advogam pela participação de todos na construção da casa comum e advertem sobre a “ideologia única” que surge da nova Constituição do país ao consagrar que “só no socialismo e no comunismo o ser humano alcança sua dignidade plena”, deixando de lado outras formas de realização pessoal.
“O absoluto de tal afirmação exclui o exercício efetivo do direito à pluralidade de pensamento sobre o homem e a ordem da sociedade”, enfatizam.
Diante do que consideram “uma ideologia única para alcançar a realização pessoal”, apelaram para uma frase do herói nacional José Martí: “Uma Constituição não pode ser construída com elementos ideológicos”.
Eles também indicam que o texto constitucional exclui “outras visões sobre o homem, a sociedade e o universo que não assumem a ideologia marxista-leninista que, historicamente, também em nossa pátria, inspirou e sustentou a ideologia comunista”.
Em seu Preâmbulo, o projeto de Constituinte garante que Cuba “nunca retornará ao capitalismo como um regime baseado na exploração do homem pelo homem, e que somente no socialismo e no comunismo os seres humanos alcançarão sua plena dignidade”.
Diante dessa afirmação, os bispos lembram que “o cristão não pode ser obrigado a se submeter a uma concepção de realidade que não corresponda à sua consciência humana iluminada pela fé”. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações www. iglesiacubana.org)
Deixe seu comentário