Gaudium news > Bispos poloneses destacam a importância dos mais de 30 mil religiosos que servem ao país

Bispos poloneses destacam a importância dos mais de 30 mil religiosos que servem ao país

Polônia – Varsóvia (Terça-feira, 05-02-2019, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada da Vida Consagrada, celebrada no dia 02 de fevereiro, Dom Jacek Kicinski CMF, Presidente do Comitê para a Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Conferência de Bispos da Polônia, destacou o testemunho de mais de 30 mil religiosos que servem no país. O prelado destacou a comemoração como “um dia de agradecimento pela presença das pessoas consagradas na Igreja e no mundo”.

Bispos poloneses destacam a importa?ncia dos mais de 30 mil religiosos que servem ao pai?s.jpg

“As pessoas consagradas cumprem sua vocação sobretudo na vida cotidiana. Estão arraigados nesta terra, mas seu coração está no céu, como disse o Papa Francisco”, indicou o Bispo. “Hoje em dia, mais de 30 mil pessoas consagradas trabalham na Polônia, é uma força enorme. Várias ordens refletem as diferentes etapas da vida de Jesus”.

Dom Kicinski recordou que a Jornada da Vida Consagrada deste ano focou nos “jovens e sua vocação, assim como o compromisso dos consagrados com o ministério da juventude”. O prelado afirmou que na atualidade, “os jovens são um desafio particular para as pessoas consagradas. Muitos jovens de hoje estão perdidos e necessitam guias de Fé”.

Atualmente um total de 18.807 religiosas e 11.613 religiosos poloneses servem na Polônia e no estrangeiro, em obras como a educação, a atenção pastoral de jovens, a catequese, a evangelização e a caridade. O maior número de religiosos varões são franciscanos com 1.273, seguidos pelos salesianos (1.043) e os franciscanos conventuais (931). Do total de religiosas, 1.254 pertencem a ordens contemplativas. O número de leigos consagrados é de 1.250, enquanto que o de virgens consagradas é de 292 e o de viúvas consagradas é de 329. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas