Bispos poloneses destacam a importância dos mais de 30 mil religiosos que servem ao país
Polônia – Varsóvia (Terça-feira, 05-02-2019, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada da Vida Consagrada, celebrada no dia 02 de fevereiro, Dom Jacek Kicinski CMF, Presidente do Comitê para a Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Conferência de Bispos da Polônia, destacou o testemunho de mais de 30 mil religiosos que servem no país. O prelado destacou a comemoração como “um dia de agradecimento pela presença das pessoas consagradas na Igreja e no mundo”.
“As pessoas consagradas cumprem sua vocação sobretudo na vida cotidiana. Estão arraigados nesta terra, mas seu coração está no céu, como disse o Papa Francisco”, indicou o Bispo. “Hoje em dia, mais de 30 mil pessoas consagradas trabalham na Polônia, é uma força enorme. Várias ordens refletem as diferentes etapas da vida de Jesus”.
Dom Kicinski recordou que a Jornada da Vida Consagrada deste ano focou nos “jovens e sua vocação, assim como o compromisso dos consagrados com o ministério da juventude”. O prelado afirmou que na atualidade, “os jovens são um desafio particular para as pessoas consagradas. Muitos jovens de hoje estão perdidos e necessitam guias de Fé”.
Atualmente um total de 18.807 religiosas e 11.613 religiosos poloneses servem na Polônia e no estrangeiro, em obras como a educação, a atenção pastoral de jovens, a catequese, a evangelização e a caridade. O maior número de religiosos varões são franciscanos com 1.273, seguidos pelos salesianos (1.043) e os franciscanos conventuais (931). Do total de religiosas, 1.254 pertencem a ordens contemplativas. O número de leigos consagrados é de 1.250, enquanto que o de virgens consagradas é de 292 e o de viúvas consagradas é de 329. (EPC)
Deixe seu comentário