Gaudium news > Presença Católica nos Emirados Árabes: números

Presença Católica nos Emirados Árabes: números

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 04-02-2019, Gaudium Press) A 26ª Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco ao Panamá, para a realização Jornada Mundial da Juventude mal havia terminado e Francisco, uma semana depois, já dava início a outra maratona de movimentações, visitas, discursos.

Presença Católica nos Emirados Árabes- números.jpg

A 27ª Viagem Apostólica Internacional do Pontificado de Francisco tem como destino uma região inteiramente diferente da viagem anterior: o Papa está nos Emirados Árabes Unidos.

Emirados Árabes Unidos

Ir aos Emirados Árabes Unidos significa visitar um país formado por sete emirados localizados na entrada do Golfo Pérsico. Cada emirado tem o nome de sua capital e é governado por um Xeique.

A superfície dos Emirados Árabes chega a 83.600 km². Sua papulação é de 9,22 milhões de habitantes com uma densidade populacional de 110 habitantes/km².

80% dos habitantes dos Emirados é constituída por imigrantes.

O país é rico em petróleo e gás natural, cuja exploração se concentra em Abu Dhabi.

O polo financeiro e turístico está em Dubai, considerada com sendo a capital mais moderna do Oriente Médio.

A Igreja nos Emirados

De acordo com dados oficiais fornecidos ainda em dezembro de 2017, de cada 100 habitantes, 9,8 afirmam serem católicos. Eles formam um contingente de pouco mais de 900 mil fiéis, formado em sua quase totalidade por imigrantes.

Estes 900 mil católicos formam, em meio a uma população muçulmana de um país que vive sob leis baseadas no alcorão, uma Circunscrição Eclesiástica, com oito paróquias e 15 centros pastorais.

No país só existe um bispo que é auxiliado no seu pastoreio por 68 sacerdotes (11 diocesanos e 57 religiosos) e um 1 diácono permanente.

Existe também um religioso não presbítero que atua no país junto com 43 religiosas professas e 535 catequistas.
Os Emirados Árabes Unidos não tem irmãos leigos de Institutos seculares e são 3 os seminaristas maiores.

As escolas maternais e primárias de propriedade ou dirigidas por eclesiásticos ou religiosos em dezembro de 2017 eram 20 possuindo 16.727 alunos matriculados e as escolas médias e secundárias eram 7, com 4.156 estudantes.

A Igreja dirige organizações de caridade e assistência social: são 2 ambulatórios, 2 consultórios familiares e 2 outras instituições afins. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas