Gaudium news > Arquidiocese de Buenos Aires promove missa em auxílio às crianças carentes

Arquidiocese de Buenos Aires promove missa em auxílio às crianças carentes

Buenos Aires (Quinta, 22-10-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Buenos Aires vai celebrar a missa arquiocesana em auxílio às crianças carentes no próximo sábado (24), no Estádio Polivalente Mary Terán de Weiss, no Parque Roca. O evento, organizado pelo Vicariato para a Infância da arquidiocese, terá como tema “Vamos à festa, Jesus nos espera”. O arcebispo de Buenos Aires, dom Jorge Mario Bergoglio, presidirá a celebração eucarística das crianças, informou a Rádio Vaticana.

A iniciativa foi precedida de uma campanha de solidariedade intitulada “dois pesos argentinos para que ninguém perca peso”, realizada pelas crianças da arquidiocese, que recolheram ofertas para sustentar os refeitórios infantis da capital argentina que fornecem comida às crianças pobres.

Em entrevista à Agência de Informações Católicas Argentinas (AICA), o bispo auxiliar de Buenos Aires e vigário pastoral, dom Eduardo Horacio García, destacou a importância da missa arquidiocesana das crianças dentro dos objetivos do trabalho pastoral.

“As crianças buscam um modelo de identificação e têm uma capacidade para projetar seus ideais sobre às pessoas que transmitem valores positivos. Que despertem, assim, para uma consciência missionária”, disse dom García.

Segundo o prelado, os que trabalham à realização da missa são, basicamente, a equipe do Vicariato da Pastoral das Crianças, juntamente com os dirigentes, catequistas e animadores que querem se juntar a essa proposta.

Com relação a missa ser celebrada no estádio de futebol, dom García afirmou que, quando a proposta surgiu em 1987, a ideia não era realizar a celebração em estádios, mas sim realizar um ato com o arcebispo e reunir todas as crianças de Buenos Aires para celebrarem, juntos, a eucaristia.

“Mas a quantidade de crianças cresceu e tivemos que buscar um lugar apropriado para recebê-las e, assim, a celebração acontecer em clima de festa e alegria. O estádio passa a ser nosso templo”, assinalou o bispo auxiliar.

O Vicariato para a Infância recordou que a “solidariedade se mantém através do bem comum, que é a possibilidade para todos atingir aquilo que torna melhor a nossa vida e o nosso coração”. Afirmou, ainda, que em Buenos Aires muitas crianças não têm o que comer em sua residência, porque os pais estão desempregados.

Por essa razão, os refeitórios infantis – que funcionam graças à solidariedade de muitas pessoas -, trabalham para que as crianças carentes recebam uma alimentação diária.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas