Gaudium news > Quais são os 10 países com maior número de católicos?

Quais são os 10 países com maior número de católicos?

Atualmente a Igreja Católica, possui por volta de 1,3 bilhão de seguidores, sendo uma das religiões mais praticadas no mundo.

Vaticano praça são pedro

Redação (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) A Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, que enviou seus apóstolos para ir ao mundo e pregar a todos o Evangelho. Desde então o catolicismo se espalhou pelos cinco continentes.

O catolicismo é uma das religiões mais praticadas no mundo

A partir do Oriente Médio, onde tudo começou, a Igreja Católica se disseminou pela Europa com ajuda dos romanos, e no resto do mundo através dos missionários europeus, se tornando uma das maiores forças orientadoras da vida das pessoas no planeta Terra.

Atualmente a Igreja Católica, possui por volta de 1,3 bilhão de seguidores, sendo uma das religiões mais praticadas no mundo. Confira abaixo a lista dos dez países com o maior número de católicos no mundo.

Cristo redentor RJ

Brasil, México e Filipinas são os três países com mais católicos

O Brasil lidera a lista com 126.880.000 católicos, por volta de 61% da população. O catolicismo chegou ao país através dos portugueses, que estabeleceram a primeira Diocese em terras brasileiras no ano de 1551.

Na segunda colocação aparece o México, com 98.820.000 católicos. A Igreja Católica foi levada à nação no século XVI através dos espanhóis. No início do século XX, o governo proclamou uma feroz perseguição aos católicos que originou a Guerra dos Cristeros.

As Filipinas mantêm o terceiro lugar na lista, com 85.470.000. Missionários espanhóis levaram o catolicismo ao território filipino, que atualmente é predominantemente católico, com 81,4% da população se declarando católica.

Os grandes órgãos de Notre Dame de Paris, que fizeram tremer as pedras da catedral gótica, serão restaurados, depois de serem danificados pelo incêndio de 2019.

Estados Unidos, Itália e França seguem a lista

Os Estados Unidos seguem na quarta colocação, com 71.000.000 de católicos. A Igreja Católica chegou ao país através dos espanhóis (na Flórida, na Georgia e na Califórnia), dos franceses (em Louisiana, no Alabama, em Arkansas, em Illinois e em Michigan) no século XVIII. Já no século XX o catolicismo foi fortalecido com a chegada de imigrantes italianos e irlandeses.

A Itália, na qual está presente o coração da Igreja, o Vaticano, possui cerca de 50.474.000 católicos, conquistando o quinto lugar na lista. O país possui um amplo patrimônio histórico e artístico com valores e significados inestimáveis.

Em sexto lugar está a França, com 44.000.000 de católicos. O país possui uma longa história com a Igreja Católica, tendo inclusive reis que buscaram o apoio e orientação dos Papas.

Com ou sem pandemia, o Caminho de Santiago jamais deixará de existir. Ele não é um empreendimento humano. São Tiago arrastará multidões até o fim dos tempos.

Colômbia, Polônia, Espanha e Congo completam o top 10

Na sétima colocação está a Colômbia, com 36.000.000 de católicos. A Igreja Católica chegou ao país no ano de 1508, e a primeira Diocese foi instalada ali no ano de 1534. Atualmente, existem 52 Dioceses e mais de 120 organizações religiosas nessa nação.

A Polônia, terra natal do Papa São João Paulo II, que é seu santo padroeiro, está em oitavo lugar na lista. O país possui 33.037.017 de católicos, um total de 85,5% da população. Os poloneses guardam com carinho sua Fé Católica.

Em nono lugar está a Espanha, com 32.364.000 de católicos. O país tem em sua história vários capítulos ligados à Igreja, que incluem a guerra pela Fé contra muçulmanos e a Inquisição espanhola no século XV. Apesar da maioria da população se afirmar católica, estima-se que apenas 15% pratica a Fé.

A lista é concluída com a República Democrática do Congo, que possui 28.700.000 católicos. A Igreja Católica além de atuar como mediadora de conflitos, tem ajudado o país na construção de escolas e hospitais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas