Nomeados Bispos para as Dioceses de Corumbá (MS) e Palmeira dos Índios (AL)
Redação (Quarta-feira, 19-12-2018, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, o Papa Francisco dois novos Bispos para o Brasil: Dom João Aparecido Bergamasco e Dom Manoel de Oliveira Soares Filho. O primeiro assumirá a Diocese de Corumbá (MS), já o segundo ficará a frente da Diocese de Palmeira dos Índios (AL).
Dom João Aparecido Bergamasco
O Padre João Aparecido Bergamasco, atualmente pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul (MS), Diocese de Dourados, nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá município de Tuneiras D’Oeste (PR).
O sacerdote é religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino), tendo cursado Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993. Padre Manoel fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.
Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã. Também integrou o Conselho Presbiteral.
Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal. Em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 voltou à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.
Dom Manoel de Oliveira Soares Filho
O Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA), nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). Seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20 de fevereiro de 1983.
Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.
Em 28 de junho de 1992, foi ordenado Diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA). Ordenou-se Padre em 26 de setembro de 1993, em São Domingo do Capim (PA). Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário-geral. (EPC)
Deixe seu comentário