Gaudium news > Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Depois de 16 anos no cargo, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Giuseppe Betori como Arcebispo de Florença. O seu sucessor não será um ex-bispo auxiliar ou vigário-geral, mas sim um pároco.

Foto: screenshot youtube

Foto: screenshot youtube

Redação (18/04/2024 12:10, Gaudium Press) A Igreja de Florença terá um novo arcebispo com uma experiência missionária de mais de uma década na África. Dom Gherardo Gambelli, que até então era pároco da Madonna della Tosse em Florença, substitui o Cardeal Giuseppe Betori, de 77 anos, que apresentou sua renúncia ao Papa no ano passado por ter atingido a idade limite. A saída do cardeal foi anunciada ao vivo pela televisão na Toscana, revelando que o futuro prelado será ordenado arcebispo em 24 de junho.

 Onze anos no Chade

Nascido em Viareggio, com 54 anos, Dom Gambelli foi ordenado sacerdote em 1996, em Florença. Além de ocupar vários cargos na arquidiocese, ele obteve licenciatura em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana e doutorado pela Faculdade Teológica da Itália Central. Em 2011, ele pediu para ser enviado para o Chade como sacerdote fidei donum, exercendo o ministério como pároco de Santa Josefina Bakhita na arquidiocese de N’Djaména e responsável pela pastoral vocacional até 2022, acumulando experiência como capelão nas prisões de N’Djaména e do Vicariato Apostólico de Mongo.

“Um homem das periferias”

O Cardeal Betori descreveu o novo arcebispo como “um homem das periferias humanas, geográficas e existenciais”. O novo arcebispo agradeceu ao Papa e afirmou seu desejo de servir a Igreja de Florença e “corresponder ao grandioso dom do Evangelho”. Ele acrescentou que os anos passados na África “confirmaram” que a melhor forma de aproveitar os dons recebidos é “compartilhá-los”.

Com informações Vatican news

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas