Gaudium news > Papa Francisco: plenitude da vida se realiza em Jesus

Papa Francisco: plenitude da vida se realiza em Jesus

O Papa Francisco assinalou que o Evangelho de hoje mostra que a plenitude de vida, à qual cada um de nós é chamado, se realiza em Jesus.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (07/04/2024 09:51, Gaudium Press) Neste domingo, 7 de abril, o Papa Francisco, antes de fazer os habituais comentários ao Evangelho do dia, lembrou que o segundo domingo de Páscoa foi dedicado por São João Paulo II à Divina Misericórdia.

Francisco voltou, então, ao Evangelho do dia, segundo São João (Jo 20, 19-31), que narra a aparição de Jesus Cristo ressuscitado aos discípulos. Este episódio do Evangelho indica que “crendo em Jesus, o Filho de Deus, podemos ter vida em seu nome”, explicou o Pontífice, mas “ter vida: o que significa?”

Para responder a essa pergunta, o papa elencou as escolhas feitas por alguns “que reduzem a existência a uma corrida frenética para desfrutar e possuir muitas coisas”, ou seja, “comer e beber, se divertir, acumular dinheiro e objetos, experimentar novas e fortes emoções”. Esses “caminhos de prazer e poder”, no entanto, não levam a encontrar a felicidade, porque deixam outros aspectos da vida sem resposta, como “o amor, as experiências inevitáveis de dor, limitação e morte”. Assim, resume o Papa, o Evangelho de hoje indica que a plenitude da vida se realiza em Jesus.

Francisco nos convida a olhar para o que aconteceu com os discípulos no Evangelho. “Eles estão vivendo o momento mais trágico de suas vidas: depois dos dias da Paixão, estão trancados no Cenáculo, com medo e desanimados. Jesus ressuscitado vem ter com eles e mostra-lhes as suas chagas (cf. v. 20), sinais de sofrimento e de dor”. Estes sinais poderiam ter “despertado sentimentos de culpa, mas com Jesus tornam-se canais de misericórdia e perdão”, disse o Papa.

Assim, os discípulos compreendem que, com Jesus, a vida vence, e a morte e o pecado foram derrotados. E recebem o dom do seu Espírito, que dá a eles uma vida nova, de filhos amados, repleta de alegria, amor e esperança.

Francisco explicou ainda como cada dia pode “ter vida”: fixando “o olhar em Jesus crucificado e ressuscitado”, encontrando-O “nos Sacramentos e na oração”, reconhecendo a sua presença, deixando-se tocar pela sua graça e guiar pelo seu exemplo, e experimentando “a alegria de amar como Ele”.

O pontífice concluiu rezando para que Maria ajude os fiéis “a ter uma fé cada vez maior em Jesus ressuscitado para ‘ter vida’ e difundir a alegria da Páscoa”.

Com informações vatican.va

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas