Gaudium news > Pontifício Colégio Pio Brasileiro celebra seu 90º aniversário de fundação

Pontifício Colégio Pio Brasileiro celebra seu 90º aniversário de fundação

A instituição localizada na capital italiana é um espaço destinado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países.

Pontificio Colegio Pio Brasileiro celebra seu 90o aniversario de fundacao

Foto: Divulgação/Pontifício Colégio Pio Brasileiro.

Roma – Itália (03/04/2024 12:21, Gaudium Press) O Pontifício Colégio Pio Brasileiro completa nesta quarta-feira, 3 de abril, seu 90º aniversário de fundação. Para celebrar essa efeméride, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano, presidirá uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida.

Formação permanente de presbíteros diocesanos

A instituição localizada na capital italiana é um espaço destinado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países que vão à Roma para realizar estudos de pós-graduação. Ali residem, atualmente, cerca de 90 sacerdotes de diversas Dioceses brasileiras.

O Reitor do Colégio Pio Brasileiro, Padre José Otácio Oliveira Guedes, explicou que esta “é uma experiência de fraternidade, é uma casa de irmãos. Procuramos todos viver essa formação permanente e continuada. E essa casa também depende muito da retaguarda da Igreja no Brasil, que através da Presidência da CNBB, é bem sentida essa proximidade”.

História do Pontifício Colégio Pio Brasileiro

No dia 3 de abril de 1934 foi inaugurado o Pontifício Colégio Pio Brasileiro. A turma fundadora era composta por 34 sacerdotes e seminaristas provenientes do Pio Latino. A direção do colégio coube aos jesuítas. No dia 17 de janeiro de 1982, ao visitar o colégio, o Papa São João Paulo II afirmou que : “O Colégio Pio Brasileiro é um pedacinho do Brasil em Roma”.

Mais de dois mil estudantes, entre seminaristas e sacerdotes, já passaram pelo Colégio. Outro número que impressiona é a quantidade de ex-estudantes ordenados bispos: mais de 170. Alguns destes inclusive foram eleitos Cardeais, como por exemplo: Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom João Braz de Aviz, Dom Raymundo Damasceno de Assis e Dom Sergio da Rocha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas