Gaudium news > Mais de 3.000 estudantes universitários se reúnem em Roma durante a Semana Santa

Mais de 3.000 estudantes universitários se reúnem em Roma durante a Semana Santa

O encontro UNIV 2024 ocorre em Roma e oferece uma variedade de atividades culturais e de formação cristã.

Foto: iam os/ Unsplash

Foto: iam os/ Unsplash

Redação (26/03/2024 15:10, Gaudium Press) Já se tornou uma tradição. Durante a Semana Santa, cerca de 3.000 universitários se reúnem para participar do UNIV 2024, um encontro internacional que atrai estudantes de mais de 25 nacionalidades e 32 universidades diferentes, que desejam passar a Semana Santa e a Páscoa ao lado do Papa.

Hoje, terça-feira, e amanhã, quarta-feira, estão programados o Fórum UNIV e o Laboratório UNIV, eventos acadêmicos que discutirão o tema “O Fator Humano”, propondo uma reflexão sobre os avanços tecnológicos da Inteligência Artificial. Algumas das questões levantadas são: o que é inteligência humana, o que é criatividade humana e o que nos torna humanos?

Paralelamente, em diferentes locais de Roma, serão realizadas conferências, colóquios, exposições e mesas redondas, com a participação de renomados palestrantes como William Hurlbut, professor da Universidade de Stanford e diretor do Instituto “The Boundaries of Humanity” (EUA); Julián Larrauri, produtor e escritor, cujo filme foi indicado ao prêmio Oscar 2024; Anne Boily, especialista em questões estratégicas relacionadas à inteligência artificial (Canadá); Allannah Karas, professora da Universidade de Miami (EUA); Claudio Pedone, professor da Universidade de Miami (EUA); Claudio Pedone, diretor de Geriatria da Universidade Campus Biomédico (Itália); Lucy Molinar, jornalista, ex-ministra da Educação (Panamá).

Os encontros da UNIV, que já reuniram mais de 100.000 universitários, tiveram origem em 1968 sob a inspiração e o impulso de São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei. Durante o encontro, os estudantes têm uma oportunidade de participar de uma audiência com o Papa, programada para amanhã.

A Prelazia do Opus Dei também organiza atividades de formação cristã que complementam o programa do encontro. Os participantes poderão vivenciar a Semana Santa através de uma experiência de oração mais intensa, além de explorar a cidade de Roma e participar de visitas guiadas a museus e exposições de arte, enquanto conhecem locais históricos relacionados à História da Igreja desde os primeiros séculos.

Com informações Opus Dei

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas