Gaudium news > Celebrações do tríduo pascal presididas pelo Papa Francisco em 2024

Celebrações do tríduo pascal presididas pelo Papa Francisco em 2024

O Pontífice presidirá as principais celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal, constituído pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo.

Celebracoes do triduo pascal presididas pelo Papa Francisco em 2024

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (25/03/2024 09:51, Gaudium Press) O Departamento de Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou a lista das cerimônias que serão presididas pelo Papa Francisco durante o Tríduo Pascal: constituído pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo.

Quinta-feira Santa

De acordo com o mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Diego Ravelli, na Quinta-feira Santa, 28 de março, o Santo Padre presidirá a Missa Crismal a partir das 9h30 (horário de Roma), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Durante esta celebração, o Bispo abençoa os santos óleos e consagra o Santo Crisma. Este óleo será utilizado desde os Batismos Pascais, depois, ao longo do ano, para os Sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Ordem, para o Rito da Unção das Mãos.

Sexta-feira Santa e Sábado Santo

Na Sexta-feira Santa, 29 de março, Francisco celebrará a Paixão do Senhor a partir das 17h (horário de Roma), na Basílica de São Pedro. No mesmo dia, 21h15, o Santo Padre se deslocará até o Coliseu de Roma para participar da Via-Sacra da Paixão do Senhor.

Já no Sábado Santo, dia 30 de março, o Pontífice presidirá a Vigília Pascal na Noite Santa, a partir das 19h30 (horário de Roma), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Domingo de Páscoa e da Ressurreição do Senhor

Por fim, às 10h do dia 31 de março, Domingo de Páscoa e da ressurreição do Senhor, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa na Praça São Pedro. Ao meio-dia, diretamente da sacada da Basílica de São Pedro, o Santo Padre dará a bênção “Urbi et Orbi” da Páscoa.

Ao meio-dia da segunda-feira de Páscoa, 1º de abril, o Papa recitará a oração mariana do Regina Coeli, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas