Gaudium news > Cardeal indiano é o novo presidente da Conferência Episcopal Asiática

Cardeal indiano é o novo presidente da Conferência Episcopal Asiática

O purpurado assume o cargo no lugar do Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangun, em Mianmar, que ocupava a função desde 2018.

Cardeal indiano e o novo presidente da Conferencia Episcopal Asiatica

Foto: Divulgação.

Bangcoc – Tailândia (23/02/2024 12:44, Gaudium Press) O Cardeal indiano Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão, foi eleito como novo presidente das Conferências Episcopais da Ásia. O purpurado assume o cargo no lugar do Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangun, em Mianmar, que ocupava a função desde 2018.

Os cargos entrarão em vigor em janeiro de 2025

O Comitê Central da Federação das Conferências Episcopais da Ásia também elegeu seu vice-presidente: Dom Pablo Virgilio David, atual Bispo de Kalookan e presidente da Conferência Episcopal das Filipinas. Já o Arcebispo de Tóquio, Dom Tarcisius Isao Kikuchi, foi reeleito para mais um mandato como secretário-geral. Os eleitos assumirão os respectivos cargos a partir de janeiro de 2025.

Cardeal Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão

Nascido em Aldona, Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, que atualmente tem 71 anos de idade, foi ordenado sacerdote em outubro de 1979 e Bispo em abril de 1994, quando foi nomeado auxiliar de Goa. No ano de 2004 se tornou Arcebispo de Goa e Damão. Em 2019 foi eleito presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Rito Latino da Índia. Durante o consistório de 27 de agosto de 2022, o Papa Francisco o elevou à dignidade cardinalícia.

Federação das Conferências Episcopais da Ásia

A Federação das Conferências Episcopais da Ásia, estabelecida em 1970 com a aprovação do Papa Paulo VI, é constituída pelas 16 conferências episcopais deste continente e algumas outras Dioceses asiáticas, entre as quais as de Hong Kong e Macau. O Cardeal Ferrão será o terceiro indiano a liderar o órgão colegiado. Os outros dois foram o então Arcebispo de Calcutá, Dom Henry Sebastian D’Souza e o Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas