Gaudium news > Rosário do século XVIII é furtado do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto (MG)

Rosário do século XVIII é furtado do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto (MG)

O histórico rosário faz parte do acervo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Rosario de ouro do seculo XVIII e furtado no Museu de Arte Sacra de Ouro Preto 3

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ouro Preto.

Ouro Preto – Minas Gerais (13/11/2023 12:16, Gaudium Press) Um rosário beneditino datado do século XVIII foi furtado do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, localizado no subsolo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Minas Gerais. O crime aconteceu na última sexta-feira, 10, e está sendo investigado pela Polícia Federal.

Crime foi registrado por câmeras de segurança

Segundo testemunhas, o delito ocorreu no momento em que o museu estava vazio, por ser horário de almoço dos funcionários que trabalham no museu. Imagens das câmeras de segurança do local registraram o momento em que um casal furta a peça e se retira imediatamente.

O histórico rosário faz parte do acervo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O item, que estava exposto em uma vitrine, era protegido por uma simples porta de vidro que, às 13h18, foi aberta sem grande dificuldade por um dos criminosos.

Esperança de que o histórico Rosário seja encontrado e devolvido

A valiosa peça furtada é descrita da seguinte maneira em seu inventário: “Rosário de contas escuras de uma rocha não identificada, com as contas do ‘Pai Nosso’ em ouro, de decoração em corda nas extremidades e um aro de flores e folhas contornando o centro. A cruz é em ouro, tem espessura triangular decorada com folhas estilizadas. O Cristo é também em ouro; acima dele há a inscrição INRI em uma superfície convexa com a base em duas pontas enroladas. As pontas da cruz são formadas por três triângulos superpostos”.

Através de um vídeo divulgado pela Arquidiocese de Mariana, o Padre Adilson Couto manifestou sua tristeza pelo ocorrido e ressaltou a grande importância deste rosário, descrevendo-o como uma peça muito significativa para o patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso da região. A comunidade local também tem esperança de que o rosário seja recuperado e devolvido ao seu devido lugar. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas