Gaudium news > Imagem de Nossa Senhora Aparecida ganha novos mantos e trono

Imagem de Nossa Senhora Aparecida ganha novos mantos e trono

Os símbolos serão utilizados durante a Novena e Festa da Padroeira do Brasil deste ano de 2023.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida ganha novos mantos e trono 2

Foto: Thiago Leon/A12.

Aparecida – São Paulo (29/09/2023 17:08, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida apresentou os mantos e o trono que serão utilizados na Novena e Festa da Padroeira do Brasil, que este ano seguirá o tema: ‘Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão’.

Os mantos de Nossa Senhora Aparecida

Um dos mantos, que foram produzidos pelas Irmãs Carmelitas do Carmelo de Santa Teresinha da cidade de Aparecida, trazem elementos inspirados no tema da Novena e trazem referências bíblicas que formam dois desenhos bonitos: o símbolo da concha e das pérolas, representando a vocação de Nossa Senhora, que é esta grande concha que guarda a pérola preciosa que é Jesus.

Já o outro apresenta um grande coração bordado, símbolo pensado e projetado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo como referência o 3º Ano Vocacional na Igreja: corações ardentes, pés a caminho.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida ganha novos mantos e trono 1

Foto: Thiago Leon/A12.

O trono: um instrumento de evangelização

Segundo o Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., Missionário Redentorista e prefeito de Igreja, “o trono, antes de tudo, é um instrumento de evangelização”. O sacerdote recordou ainda que este belo trabalho teve a contribuição de diversos colaboradores. “Somos muito agradecidos a Deus, agradecidos à Mãe Aparecida pelos nossos valorosos colaboradores, que tanto nos ajudam na evangelização a partir deste Santuário”, afirmou.

Explicando sua inspiração para a criação do projeto, o arquiteto Almir Neto ressaltou que o primeiro trono de Nossa Senhora foi a rede de pesca. Por este motivo, o novo trono representa uma rede com peixes, sendo uma forma de lembrar aos fiéis o primeiro milagre da Padroeira do Brasil.

A estrela e a Cruz

Ele também explicou que a estrela que aparece no alto do trono representa a presença de Nossa Senhora em nossas vidas. “A estrela é sempre um sinal, por excelência, um símbolo mariano na iconografia cristã. É para mostrar que a Virgem é sinal, é presença em nossa vida”.

“O duplo sentido da rede de pesca sair da Cruz e voltar para a Cruz é para lembrar tanto que a Virgem nos vem por graça divina como também que nossa missão é levar para Cristo muitos ‘peixes’. ‘Lançai as redes’ é o chamado do Senhor. O grande objetivo é que o devoto de Nossa Senhora se sinta representado em cada um dos peixinhos”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas