Gaudium news > Papa nomeia novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Manaus

Papa nomeia novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Manaus

A decisão papal acolhe o pedido feito pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, que havia solicitado a colaboração de um auxiliar para o governo pastoral.

Papa nomeia novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Manaus

Foto: Divulgação/CNBB.

Cidade do Vaticano (27/09/2023 10:02, Gaudium Press) O Padre Zenildo Lima da Silva foi nomeado, na manhã desta quarta-feira, 27, como o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, no Amazonas. A decisão papal acolhe o pedido feito pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, que havia solicitado a colaboração de um auxiliar para o governo pastoral.

Breve Histórico do novo Bispo Auxiliar de Manaus

Zenildo nasceu no dia 14 de outubro de 1968, na periferia da cidade de Manaus. Cursou Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 19 de março de 1996, sendo ordenado sacerdote em 4 de agosto do mesmo ano.

O sacerdote possui mestrado em Teologia, com especialização em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em sua atuação pastoral, foi coordenador paroquial da paróquia Cristo Libertador e da paróquia de Santa Luzia da Matinha, ambas em Manaus. Também foi pároco das paróquias de São Lázaro, Santa Cruz, Nossa Senhora Auxiliadora e São Raimundo.

Funções exercidas pelo Padre Zenildo Lima

Coordenou a Pastoral Vocacional da Arquidiocese e do Regional Norte 1, bem como a Pastoral Presbiteral nos âmbitos arquidiocesano e Regional. Foi secretário da Comissão Nacional de Presbíteros e diretor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia. Também foi secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB e vice-presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

Desde 2016, é reitor do Seminário Arquidiocesano São José. Atualmente, é membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Manaus. Padre Zenildo tem intensa participação nos encontros dos Bispos da Amazônia, estando presente nos eventos de 1997, 2007, 2012, 2013, 2019, 2021 e 2022. No Sínodo sobre a Amazônia, em 2019, participou como auditor e como colaborador na Síntese da REPAM-Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas