Gaudium news > Maior fragmento da Verdadeira Cruz de Jesus é exposto para veneração dos fiéis

Maior fragmento da Verdadeira Cruz de Jesus é exposto para veneração dos fiéis

O relicário em formato de Cruz é feito de prata e contém um pedaço da trave horizontal esquerda da Santa Cruz com o orifício do prego intacto.

lignum crucis

Foto: Divulgação/Cantabria Infinita.

Espanha – Cantábria (17/05/2023 15:56, Gaudium Press) Peregrinos de diversas regiões da Espanha estão se reunindo no Mosteiro de Santo Toribio de Liebana, na Cantábria, para venerar uma das relíquias mais importantes da cristandade: o maior fragmento da Verdadeira Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o ‘Lignum Crucis’.

Testes científicos confirmam autenticidade da relíquia

A Sagrada Relíquia chegou ao mosteiro espanhol no século VIII, quando outras regiões da Espanha estavam sendo atacadas por mouros. O relicário em formato de Cruz é feito de prata e contém um pedaço da trave horizontal esquerda da Santa Cruz com o orifício do prego intacto.

Testes científicos realizados no ano de 1958 asseguram que a relíquia foi feita a partir da madeira de ‘Cupressus Sempervirens’, um tipo de cipreste nativo da Terra Santa. Outros estudos também revelaram que o fragmento de madeira tinha pelo menos dois mil anos. A parte vertical é de 63 cm e a barra mede 39 cm, enquanto a espessura permanece 3,8 cm.

História do Lignum Crucis

Segundo se narra, a relíquia foi levada de Roma para Astorga, na Espanha, por São Toribio, o primeiro Bispo daquela Diocese. A Verdadeira Cruz foi descoberta por Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, que fez do cristianismo a Fé oficial do Império Romano.

Ela ordenou que o braço esquerdo da Cruz fosse serrado e moldado em cruz para que permanecesse em Jerusalém, enquanto o restante atravessaria o império. Durante a Guerra Civil Espanhola, os monges esconderam a verdadeira relíquia e colocaram algumas lascas de madeira no tabernáculo para enganar os profanadores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas