Gaudium news > Convento franciscano inaugura exposição de presépios em São Paulo

Convento franciscano inaugura exposição de presépios em São Paulo

Cada visitante é chamado a silenciar e a apreciar a beleza, a humildade, o drama e a delicadeza do mistério do Verbo que se fez carne.

Convento franciscano inaugura exposicao de presepios em Sao Paulo 1

Foto: Divulgação/Moacir Beggo/Franciscanos.org.

São Paulo (21/12/2022 15:49, Gaudium Press) Foi inaugurada no início deste mês a 33ª Exposição Franciscana de Presépios no Convento São Francisco, localizado no centro de São Paulo. A cerimônia de inauguração, que antecipou a comemoração pelos 800 anos da criação do primeiro presépio, foi presidida pelo Frei Mário Tagliari, guardião e Pároco que, após celebrar uma Santa Missa, abençoou os presépios.

O primeiro presépio da história

“No Natal de 1223, São Francisco de Assis quis viver o Natal de uma forma diferente, como ninguém tinha vivido ainda. Não apenas celebrar a Missa de Natal numa catedral, numa Basílica. Ele queria mais do que isso, porque estava vivendo profundamente o mistério de Deus na sua vida. Aí, literalmente, ele disse: ‘Quero ver com os meus olhos como Deus fica deitado entre palhas, numa manjedoura entre o boi e o burro’”, recordou.

Apreciar a delicadeza do mistério do Verbo que se fez carne

Um dos destaques da exposição deste ano é o um grande presépio que ocupa todo o coro da igreja e que foi confeccionado e doado à Fraternidade do Convento pelo cenógrafo Sílvio Galvão. De acordo com o coordenador do projeto, Frei Alberto Eckel Junior, “cada visitante é chamado a silenciar e a apreciar a beleza, a humildade, o drama e a delicadeza do mistério do Verbo que se fez carne”.

Exposição de presépios gratuita e aberta ao público em geral

Aberta de terça à sexta-feira, das 14h às 16h e aos sábados e domingos, das 9h às 12h, a visita à esta exposição de presépios é totalmente gratuita, sendo recomendável fazer o agendamento prévio apenas para visitas em grupo ([email protected]). O Santuário São Francisco fica localizado no Largo São Francisco, 133, no centro da capital paulista. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas