Gaudium news > Papa Francisco presidirá Missa no Vaticano pelo Dia Mundial dos Pobres

Papa Francisco presidirá Missa no Vaticano pelo Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

Papa Francisco presidira Missa no Vaticano pelo Dia Mundial dos Pobres

Cidade do Vaticano (08/11/2022 12:36, Gaudium Press) No próximo domingo, 13, penúltimo do ano litúrgico, a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Pobres com o tema ‘Jesus Cristo fez-Se pobre por vós’ (cf. 2 Cor 8, 9). Segundo o Escritório de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, Vaticano, a partir das 10h na Itália.

Mensagem do Papa Francisco

A mensagem do Santo Padre para este dia foi divulgada em junho. Na ocasião, o pontífice chegou a condenar a guerra da Rússia contra a Ucrânia e a sua “insensatez” com uma “‘superpotência’ que pretende impor a sua vontade contra o princípio da autodeterminação dos povos’, gerando novas formas de pobreza e afetando “as pessoas indefesas e frágeis”.

Francisco ressaltou ainda que, “diante dos pobres, não serve retórica, mas arregaçar as mangas”,. Em seguida fez uma advertência contra o dinheiro, que não pode se tornar “um absoluto”, porque “ofusca o olhar”.

Dia Mundial dos Pobres no Brasil

Como forma de ajudar na preparação do VI Dia Mundial dos Pobres no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto com as Pastorais Sociais e Organismos, estão disponibilizando um material que pretende auxiliar na reflexão e ação em atenção à realidade das pessoas em situação de pobreza no Brasil.

A Igreja no país vai aprofundar as iniciativas através do tema, “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade de 2023 que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

História do Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco no dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Na ocasião, o Santo Padre afirmou que “este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas