Gaudium news > Papa Francisco é o primeiro peregrino inscrito na JMJ Lisboa 2023

Papa Francisco é o primeiro peregrino inscrito na JMJ Lisboa 2023

Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo.

Papa Francisco e o primeiro peregrino inscrito na JMJ Lisboa 2023

Foto: Divulgação/JMJ Lisboa 2023.

Cidade do Vaticano (24/10/2022 12:14, Gaudium Press) Após a recitação da oração mariana do Angelus, no último domingo, 23, da janela do Palácio Apostólico, diante dos fiéis presentes na Praça de São Pedro e ao lado de alguns jovens portugueses, o Papa Francisco se inscreveu para a 37ª Jornada Mundial da Juventude.

“Queridos jovens, convido-vos a participar neste encontro no qual, depois de um longo período de distanciamento e isolamento, redescobriremos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, do qual temos tanta necessidade”, afirmou o Pontífice após realizar sua inscrição através de um tablet.

Data e lema da JMJ Lisboa 2023

O lema escolhido para esta edição da JMJ foi retirado do Evangelho de São Lucas: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Peregrinos provenientes de mais de 50 Dioceses do Brasil já estão se preparando para o evento, que foi instituído pelo Papa João Paulo II e reúne jovens do mundo inteiro.

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid 19, os organizadores adiaram a Jornada Mundial da Juventude, originalmente planejada para 2022, em um ano. Esta edição ocorrerá entre os dias 1º a 6 de agosto de 2023 na capital portuguesa.

Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Foto: Divulgação.

Explicação do logo da JMJ Lisboa 2023

O logo da JMJ Lisboa 2023 tem como elementos centrais a Cruz, o Rosário e Nossa Senhora. As cores do logo são as mesmas da bandeira nacional portuguesa, representando a esperança e a alegria respectivamente.

No logo, aparece em destaque a Cruz, sinal do infinito amor de Deus pela humanidade. Essa mesma Cruz é atravessada por um caminho no qual se evoca o Espírito Santo e se chega à figura de Nossa Senhora.

A referência à oração do Rosário, celebra a espiritualidade do povo português em sua devoção à Nossa Senhora de Fátima, que pediu aos pastorinhos que rezassem o terço diariamente. O caminho no qual o Rosário aparece, recorda a experiência da peregrinação, tão significativa em Portugal.

A silhueta de Nossa Senhora jovem foi desenhada como uma forma de facilitar a identificação com os participantes da JMJ. Os traços ali representados têm como base o Evangelho de São Lucas, expressando a juventude própria de sua idade, característica de quem ainda não é mãe, mas que leva em si a luz do mundo. A figura aparece ligeiramente inclinada para mostrar a atitude resoluta de Nossa Senhora.

Papa Francisco e o primeiro peregrino inscrito na JMJ Lisboa 2023 a

Foto: Vatican Media.

Jornada Mundial da Juventude

Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo. Essas Jornadas acontecem entre dois a três anos, e em cada edição o Papa escolhe um novo país para sediar o evento.

A primeira edição ocorreu no ano de 1986, em Roma, as outras edições da JMJ ocorreram nas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas